Total de visualizações de página

Botafogo ostenta 2º melhor ataque, mas peca em poder de decisão e estagna na tabela 

 

Do UOL, no Rio de Janeiro  



O Botafogo vive uma crise no setor ofensivo desde a saída de Herrera e Loco Abreu. Mesmo assim, a equipe possui o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Mas há um mês, o time de Oswaldo de Oliveira não empolga, tem dificuldade em ‘matar’ os jogos e sofre com a estagnação na parte intermediária da tabela.
 
Em 16 jogos, o Botafogo marcou 26 gols – está atrás apenas do líder Atlético-MG e do Fluminense, ambos com 27 tentos. No entanto, o status de segundo melhor ataque deve-se muito ao início arrasador na competição nacional. Nas oito primeiras rodadas, o clube alvinegro não marcou mais de um gol em apenas uma partida (derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta).

VEJA TODOS OS PLACARES DO BOTAFOGO

RODADA PLACARES
1ª rodada Botafogo 4 x 2 São Paulo
2ª rodada Coritiba 2 x 3 Botafogo
3ª rodada Botafogo 2 x 3 Cruzeiro
4ª rodada Náutico 3 x 2 Botafogo
5ª rodada Internacional 1 x 2 Botafogo
6ª rodada Botafogo 1 x 2 Ponte Preta
7ª rodada Corinthians 1 x 3 Botafogo
8ª rodada Botafogo 3 x 0 Bahia
9ª rodada Botafogo 1 x 1 Fluminense
10ª rodada Santos 0 x 0 Botafogo
11ª rodada Botafogo 0 x 1 Grêmio
12ª rodada Vasco 1 x 0 Botafogo
13ª rodada Botafogo 1 x 0 Figueirense
14ª rodada Atlético-GO 1 x 2 Botafogo
15ª rodada Botafogo 1 x 2 Palmeiras
16ª rodada Portuguesa 1 x 1 Botafogo
 
 
Mas nos últimos confrontos, a realidade é justamente oposta. O Botafogo balançou a rede adversário mais de uma vez no mesmo jogo somente na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO. “Nós precisamos acabar com isso. Criamos boa oportunidade e não conseguimos marcar. Temos que transformar esse tipo de jogo em vitória”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira após o empate por 1 a 1 contra a Portuguesa no domingo.

E o discurso é o mesmo dentro do elenco alvinegro. “Quem compareceu ao Canindé viu. A gente teve volume de jogo, criamos muita chance e não saímos com resultado positivo. Agora é recuperar e fazer a bola entrar. O mais difícil a gente está fazendo que é criar as jogadas”, analisou Andrezinho, artilheiro do Botafogo no Brasileirão com cinco tentos.

A deficiência na hora de definir tem prejudicado o clube na tabela da competição. Enquanto teve um ataque mais efetivo, o Botafogo ainda sonhava com o topo da tabela. A equipe terminou a oitava rodada na quarta colocação com 15 pontos, quatro a menos do que o líder Atlético-MG, na época.

Desde que passou a fazer menos gols e ter dificuldade em decidir, o Botafogo caiu para as posições intermediárias da tabela e não consegue se recuperar. Atualmente é o oitavo colocado com 24 pontos.

“O interessante não é o ataque marcar. É o time marcar e as vitórias virem”, decretou Oswaldo de Oliveira. E o Botafogo terá nova chance de tentar resgatar o poder decisivo às 21h50 desta quarta-feira contra o Sport, no Engenhão.