Total de visualizações de página

Com língua e comportamento como aliados, Seedorf se acerta com árbitros

Holandês do Botafogo diz que é preciso conversar para se entender em campo: 'Mandar o jogador embora é falta de respeito, não acho certo'

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

Seedorf e Andrezinho, Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo) 
Seedorf e Andrezinho treinam no Botafogo
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Aos poucos, Seedorf vai se acostumando com o jeito brasileiro de encarar o futebol e isso inclui a arbitragem, principalmente às vésperas de um clássico com o Flamengo, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O holandês tem procurado se fazer entender nos jogos do Botafogo e conta com o fato de falar bem o português como seu aliado, além de ser um jogador conhecido e respeitado por seu comportamento dentro de campo.

No último jogo, na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no Engenhão, Seedorf chamou a atenção ao correr para conversar com o árbitro Leandro Vuaden depois da marcação de uma falta contra o Botafogo. Ele disse ter sido a primeira vez que conseguiu conversar de falta com um representante da arbitragem durante uma partida.

- Foi o cara com quem eu mais consegui falar. Não jogo mudo, tem que falar, mas com respeito. Sempre faço isso. Se eu peço uma explicação, quero saber o porquê de uma marcação, ele tem que explicar. Mandar o jogador embora é falta de respeito, não acho certo. O árbitro também erra. Aceitar a decisão não é problema, mas não explicar acho errado. No jogo, há uma comunicação e ele faz parte disso. Por enquanto, venho tendo uma ótima relação com eles. Desta vez, ele falou e explicou. É preciso responder para manter uma boa relação - comentou Seedorf.

Sempre demonstrando comprometimento intenso com o clube, Seedorf tem procurado aproveitar o momento que vive no Brasil. Depois de viajar para São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte, o holandês vem encontrando motivação a cada dia para continuar fazendo o que mais gosta. E com a camisa do Botafogo.

- Meu objetivo no Brasil é fazer o melhor possível pelo Botafogo. É um país que gosto muito, onde quero aprender coisas novas e criar uma situação para que haja uma motivação para continuar jogando futebol em um ambiente novo. Estou gostando muito da novidade, sou curioso. Tenho uma filosofia de vida de querer trabalhar e criar coisas. Levanto a cada manhã querendo ter um objetivo para realizar satisfações pessoais e profissionais - disse Seedorf.