Total de visualizações de página

Internautas pedem Túlio no time principal, e Oswaldo se esquiva

Enquete tem 90% de alvinegros favoráveis à integração do atacante, que não descarta hipótese. Treinador evita se estender no assunto

 

Por Fred Huber e Raphael Marinho Rio de Janeiro

A chegada de Túlio ao Botafogo tem mexido com os alvinegros. Ele foi contratado com o projeto de alcançar mil gols e atuar em um time montado para amistosos, com juniores e profissionais pouco usados. No entanto, a vontade dos torcedores é ver o atacante de 43 anos - e 993 gols, segundo suas contas - integrado ao elenco principal. 

Enquete: Túlio deve ser relacionado em jogos do Campeonato Brasileiro?
 
Sim, assim que estiver inscrito 90%
Sim, mas apenas quando chegar ao gol 999 7%
Não 3%
Total de votos: 2.043 
Em enquete na página do Botafogo no GLOBOESPORTE.COM, 90% dos internautas responderam que querem Túlio relacionado em partidas do Campeonato Brasileiro assim que estiver inscrito. Apenas 3% disseram que não desejam ver o atacante no nacional, e 7% responderam que desejam, desde que ele alcance antes 999 gols - uma possibilidade levantada pelo diretor de futebol Sidnei Loureiro.

Oswaldo de Oliveira, no entanto, não pareceu muito animado com a possibilidade de ter Túlio no ataque no Campeonato Brasileiro. Questionado sobre essa hipótese, o técnico desconversou e preferiu não se estender no assunto.

- Não tenho conversado com ninguém diretamente sobre isso. Mas o Túlio é um jogador respeitável, e que se renda a ele todas as homenagens que merece - disse.

Túlio Maravilha faz exames no Botafogo (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com) 
 
Túlio está a sete gols do milésimo, segundo suas contas (Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)
 
Na opinião de Túlio, a porcentagem alta de torcedores que querem vê-lo o quanto antes no time principal se deve a uma carência de atacantes no elenco, citando a lesão de Rafael Marques e a saída de Herrera - negociado com o Emirates Football Club - e Loco Abreu - emprestado ao Figueirense.

Mas não descartou a possibilidade de atuar entre os titulares, mesmo ressaltando que o objetivo é o gol mil.

- É uma coincidência, porque o time está carente de atacantes. Mas a gente tem que ter calma, não vim para ser o salvador da pátria, não vim para tomar o lugar de ninguém. Eu apenas apresentei o projeto do milésimo gol, e o Botafogo abriu as portas para mim. Sou muito grato à diretoria, principalmente ao Marcelo Guimarães, diretor de marketing. Foi ele que elaborou todo este projeto, e o objetivo é resgatar a credibilidade do torcedor alvinegro, revivendo aqueles bons tempos de 1995. Só o tempo vai dizer se vou estar apto ou não a, de repente, ajudar a equipe profissional. Mas o objetivo é o milésimo gol. É o projeto junto com a garotada.

Problemas recorrentes no ataque

Depois que perdeu Herrera para o futebol árabe, Oswaldo precisou adaptar o meia Elkeson à função de atacante, pois achava que Loco Abreu não se encaixava em seu esquema tático. Ainda testou Rafael Marques na frente, mas o jogador - contratado ao Omiya Ardija a seu pedido - ainda não emplacou. 

Disputou dez jogos e não fez gol, com desempenhos que o incluíram na seleção dos piores do primeiro turno do Brasileirão, de acordo com as notas no Troféu Armando Nogueira. Na partida contra o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo. Não há previsão para o retorno aos campos de Rafael Marques.