Total de visualizações de página

Da guerra fria ao desfecho unilateral: os bastidores da crise do Botafogo

Entenda os motivos que levaram o presidente Maurício Assumpção a radicalizar e rescindir de uma vez só com Emerson Sheik, Edilson, Bolívar e Julio Cesar

Por Rio de Janeiro
 

A atitude radical do presidente Maurício Assumpção de rescindir os contratos de Emerson, Bolívar, Edilson e Julio Cesar foi divulgada na sexta-feira, mas já era desejada há algum tempo e ganhou corpo no último mês. O mandatário vinha sendo convencido a não fazer mudanças, até porque o que está ruim poderia ficar pior. Mas o fez e chamou a responsabilidade para si diante de um possível rebaixamento.


Assumpção se convenceu de que o grupo tinha uma liderança negativa sobre o elenco e passou a utilizar o atraso nos salários para aumentar a influência até na programação do dia a dia do clube. Isso incomodava funcionários e até alguns atletas.

- Vinha amadurecendo a ideia e ontem (quinta-feira) comuniquei a algumas pessoas próximas que tomaria esta decisão - afirmou o mandatário na sexta-feira.



A partida contra o Vitória foi vista como o momento ideal para colocar em prática a decisão, já que apenas Bolívar participaria do jogo e Mancini não seria obrigado a muitas alterações. Apesar de contarem com a simpatia de boa parte dos jogadores, eles não eram unanimidades. Assumpção chegou a ser cumprimentado após seu veredicto.



- Titulares? O único que estava relacionado para o próximo jogo era o Bolívar. Os outros, ou estão suspensos ou estão com problema de lesão. Minha preocupação neste momento é outra. Neste momento, estamos rebaixados. Quem é o responsável por isso? Eu. Se sou o responsável, vou tomar as atitudes que acho que vão tirar o time do rebaixamento - disse.

Protesto Torcida Botafogo (Foto: Hector Werlang)Torcida do Botafogo faz protesto em frente à sede de General Severiano, no Rio de Janeiro (Foto: Hector Werlang)


No caso de Sheik, que já reclamou publicamente que Assumpção era ausente, pesaram contra o fato de não ter pudores de expor os problemas financeiros do clube, além do caso em que, diante das câmeras, chamou a CBF de "vergonha". A declaração poderia prejudicar o bom ambiente que o presidente alvinegro tem na entidade máxima do futebol brasileiro.

Bolívar era considerado o principal articulador interno do elenco, aquele que congregava os atletas a reclamarem seus diretos. Na época dos protestos, foi apontado como o principal mentor, o que já tinha estragado a relação com Maurício Assumpção, que ficou pior ainda depois do caso do cancelamento do amistoso com o Botafogo-PB. Na avaliação interna, o General também não vivia um bom momento técnico, apesar de se manter entre os titulares.

 Neste momento, estamos rebaixados. Quem é o responsável por isso? Eu"
Maurício Assumpção

O lateral-direito Edilson também fazia parte do grupo de liderança. No caso dele, que se queixava de dores no púbis, a imagem ficou desgastada internamente porque alguns achavam que não estava se esforçando o quanto poderia para voltar ao time. Já Julio Cesar, que estava sempre por perto destes jogadores, recuperou a condição de titular, mas, na visão da diretoria, não demonstrou o empenho desejado para permanecer.



Os quatro jogadores receberam a notícia da rescisão na noite de quinta-feira, mas, orientados pelos seus representantes e ainda com a esperança de uma reviravolta, foram ao treino da manhã de sexta-feira. E, para surpresa da diretoria, foram para o gramado. Então, coube ao gerente de futebol Gottardo a constrangedora missão de avisar aos atletas que deveriam deixar a atividade. A cena não desagradou apenas aos quatro, mas a outros jogadores. Ficou a impressão de que o caso poderia ter sido conduzido com contornos menos dramáticos.
Jogadores do Botafogo; Bolívar, Julio Cesar, Edílson e Emerson Sheik (Foto: Reprodução SporTV) Bolívar, Julio Cesar e Edílson na casa de Emerson (Foto: Reprodução SporTV)

Maior e muitas vezes o único elo do elenco e comissão técnica com a diretoria, Gottardo já viveu outras situações que lhe trouxeram desgaste. Vagner Mancini, por exemplo, não gostou de saber que o clube já havia procurado no mercado alternativas para uma possível saída dele. Até por isso o treinador se colocou à disposição de Assumpção quando soube das rescisões. Se achavam que eram necessárias tantas mudanças, também poderiam querer a troca de comando. O presidente, no entanto, o garantiu no cargo.


- O Mancini, quando conversou comigo, colocou o cargo à disposição. Não aceitei. Se tem uma pessoa que pode inverter a situação é ele - afirmou o presidente.


Na zona de rebaixamento, o Botafogo volta a campo nesta sábado, para enfrentar o Vitória, no Barradão. Sem os antigos líderes, os jogadores terão a oportunidade de mostrar quais as forças em que o Alvinegro terá que apostar para tentar sair da degola.

- Será um grande teste - finalizou Assumpção.


*Colaborou Thiago Franklin, do blog "Um Facho de Luz"