Total de visualizações de página

Orgulhoso, Mancini elogia time e pede manutenção do espírito guerreiro

Treinador do Botafogo conta que precisou conversar com os jogadores e colocar na cabeça de cada um que apenas com a união o Alvinegro poderá escapar da queda

Por Manaus
 

A forma aguerrida como o Botafogo venceu o Corinthians por 1 a 0, neste sábado, na Arena da Amazônia, deixou o técnico Vagner Mancini orgulhoso e mais confiante. Mesmo com um a menos depois da expulsão de Bolatti no segundo tempo, os jogadores conseguiram suportar a pressão do adversário e, com a ajuda da boa atuação do goleiro Helton Leite, conseguiu somar três pontos depois de três derrotas em sequência (assista aos melhores momentos no vídeo acima).


Mancini acredita que a vitória não pode ser motivo para muita animação, já que a equipe ainda está na zona de rebaixamento, mas concorda que a equipe tirou um peso grande das costas. Ele quer que a postura deste jogo seja repetido nas dez partidas que o Glorioso ainda fará no Brasileiro.

- Tira o peso de sair de uma sequência de (três) derrotas. Ninguém aceita esse tipo de coisa no futebol. Com a vitória você readquire a confiança necessária, pontua e gera um ânimo. Importante que não seja exagerado, mas faz com que as engrenagens voltem a funcionar. O Botafogo sabe que faltam 10 jogos e que é necessário jogar desta forma em todas as outras partidas. Não podemos fazer apenas um jogo bom, em alto nível. Jogando como hoje, dificilmente perderemos. Agora temos que usar essa vitória como exemplo. Mobilizar uma equipe que perdeu no Maracanã, que sofreu, que viajou, que muita gente não acreditava, e de repente enfrenta o Corinthians, faz um gol, se defende, perde um jogador expulso e suporta do jeito que foi. Então, todos estão de parabéns - avaliou.


O Bota retorna ao Rio na madrugada deste domingo e retoma os treinamentos na segunda-feira. O próximo compromisso será pela Copa do Brasil, quinta-feira, contra o Santos, que venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 3 a 2. Será preciso inverter a vantagem dos paulistas para conseguir se manter na competição.
Confira a entrevista completa do técnico do Bota:

Espírito de luta do time

Nós sabíamos que seria um jogo difícil, não só pelo adversário, mas também pela situação do Botafogo. Existe a perda de confiança com as derrotas. Então, foi necessário sentar com os atletas e mostrar que precisamos dar as mãos. Hoje vimos uma equipe que marcou bem, soube jogar, chegou bem na frente... Mesmo quando estava com um a menos, não abdicou do ataque. Eles estão de parabéns, e a entrega hoje tem que ser o ponto forte dessa equipe para que possamos vencer mais partidas e sair dessa situação.
Atuação decisiva de Helton Leite

Assim como Jefferson e Andrey – o primeiro é titular da seleção brasileira de Dunga, e o segundo está com a Seleção sub-21 –, o Helton mostrou que está diariamente focado no trabalho. Nos temos que dar os parabéns ao Victor (Hugo, preparador de goleiros), que deixou não só o Jefferson preparado para jogar. Helton deu conta do recado, fez grandes defesas e um excelente jogo.
Qual o goleiro no próximo jogo?

Ainda não sei dizer. Hoje temos mais um goleiro no mesmo nível do Andrey e do Jefferson. Claro, o Jefferso tem uma história belíssima no clube, não preciso nem dizer isso. Hoje defendeu um pênalti do Messi. No mesmo dia vimos isso na seleção brasileira e a atuação do Helton contra o Corinthians. De repente vamos ver a mesma coisa do Andrey na sub-21. Certeza de que o trabalho está sendo bem desenvolvido. Até quinta-feira vamos ver com calma quem joga (contra o Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil). O que posso dizer é que vou tentar ser o mais justo possível.

Vitória que tira um peso

Tira o peso de sair de uma sequência de (três) derrotas. Ninguém aceita esse tipo de coisa no futebol. Com a vitória você readquire a confiança necessária, pontua e gera um ânimo. Importante que não seja exagerado, mas faz com que as engrenagens voltem a funcionar. O Botafogo sabe que faltam 10 jogos e que é necessário jogar desta forma em todas as outras partidas. Não podemos fazer apenas um jogo bom, em alto nível. Jogando como hoje, dificilmente perderemos. Agora temos que usar essa vitória como exemplo. Mobilizar uma equipe que perdeu no Maracanã, que sofreu, que viajou, que muita gente não acreditava, e de repente enfrenta o Corinthians, faz um gol, se defende, perde um jogador expulso e suporta do jeito que foi. Então, todos estão de parabéns.

O que a vitória pode gerar

O impacto que deve gerar é o de dar um ânimo a mais. Sabemos que podemos enfrentar qualquer equipe. Quando o time vence, se enche de brios, orgulho... Mas tem que ser na dose certa, não pode se empolgar demais. A briga tem que ser constante, e hoje vi uma equipe que em momento algum se sentiu menor do que o adversário. Saímos felizes daqui com a sensação de que isso pode ser uma alavanca para daqui para frente.

Estratégia vencedora

Sempre que se monta uma estratégia, se pensa na forma de jogar do adversário. O Corinthians normalmente faz com os outros times o que nós fizemos com eles. Com duas linhas de quatro e dois atacantes, marcando e saindo rápido. Eu sabia que eles teriam dificuldades se fizéssemos isso. Teriam que entrar no nosso campo, e num erro nos dariam a possibilidade de espetarmos uma bola com jogadores de força e velocidade. Encaixou. Importante dizer que os jogadores que entraram hoje foram bem. Fico feliz porque não tive apenas a resposta de 11. Essa força na reta final que pode nos tirar desta situação.

Atuação de Rodrigo Souto

Ele fez talvez a melhor partida no Botafogo desde que cheguei. Assim como outros atletas também. A entrada do Mamute foi excelente. Fez o que tínhamos que fazer, que era prender a bola no ataque. Às vezes exagerou um pouquinho segurando demais. A entrada do Bolatti também, ele conseguiu junto com o Rodrigo Souto fazer a parede na frente da zaga. O deslocamento do Gabriel para o lado do campo também surtiu efeito. O Andreazzi, Murilo... Todos eles renderam o que nós esperávamos. Espero que continuem assim.

Resultado justo?

Não achamos o gol. Criamos outras chances. O Corinthians teve umas 10, mas não fez. No futebol vence quem é mais eficiente, e hoje nós vencemos com justiça.

Avaliação da Arena da Amazônia

É um estádio belíssimo, e acho que contribuiu para nossa vitória. O campo é excelente, uma ou outra grama que saiu, mas há outros aspectos. O Botafogo agradece muito não só à organização, mas à cidade e aos torcedores que vieram. Temos outro jogo aqui e esperamos repetir isso contra o Flamengo.

Duelo contra o Santos pela Copa do Brasil

Essa vitória nos impulsiona, sem dúvida, embora seja uma outra forma de disputa. Agora nos desligamos do Brasileiro e vamos pensar na Copa do Brasil. Será um jogo difícil, contra um Santos que está em vantagem. Mas o Ceará também tinha, e nós fomos até lá e vencemos. Diante do que foi visto contra o Corinthians, temos que acreditar. O futebol te dá essa oportunidade, e temos que estar preparados.