Total de visualizações de página

Sem "poder paralelo", Assumpção deve se tornar mais ativo no futebol

Tendência é de que o presidente volte a ser participativo e fique mais próximo dos jogadores em treinos e jogos, o que não vem acontecendo nesta temporada

Por Rio de Janeiro

Mauricio Assumpção, Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Assumpção durante a entrevista coletiva da última sexta-feira, no Engenhão, após dispensas (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

A tomada de frente na decisão de rescindir os contratos de Emerson, Edilson, Bolívar e Julio Cesar deve ser o início de uma reaproximação do presidente Maurício Assumpção do departamento de futebol do clube. Isso inclui a possibilidade de acompanhar mais de perto fisicamente as atividades do dia a dia, incluindo treinamentos e jogos, o que não vinha acontecendo. Wilson Gottardo é atualmente o principal elo da diretoria com o elenco.

Assumpção acreditava que o grupo liderado por estes quatro jogadores formava uma espécie de poder paralelo dentro do clube. Em sua avaliação, eles se aproveitavam do fato de os salários estarem atrasados para influenciar nas decisões diárias no departamento de futebol, como, por exemplo, a programação de treinos.

O último grande líder remanescente no elenco é o goleiro Jefferson, que teve divergências com o presidente este ano. Se for aos treinos nos próximos dias, no entanto, ele ainda não vai cruzar pelos corredores do Engenhão com o goleiro, que está com a seleção brasileira para o Superclássico das Américas contra a Argentina, no dia 11 de outubro, em Pequim, e para o amistoso contra o Japão, 14 de outubro, em Cingapura. Só depois disso haverá o reencontro.

- O próprio Jefferson disse que sentia falta da diretoria para uma cobrança, sinal de que as coisas não estavam andando do jeito que se imaginava. Alguma coisa tinha de ser feita. Repito. Quem é o responsável? Sou eu. Agora vou tomar as decisões que eu acho que tenho que tomar para tirar o time desta situação. Não adianta falar de coisas erradas agora, não está em questão. Se o Botafogo for rebaixado hoje, a culpa é do presidente. Se sou o responsável, vou tomar as atitudes que acho que vão tirar o time do rebaixamento - disse Assumpção na sexta-feira ao anunciar as rescisões.

Depois do domingo de folga após o retorno de Salvador, onde o Botafogo perdeu por 2 a 1 para o Vitória, os jogadores retomam o trabalho na tarde desta segunda-feira. Na quarta o time entra em campo novamente, no Maracanã, e para mais um duelo direto na luta contra o rebaixamento, contra o Palmeiras. O Alvinegro é o penúltimo com 26 pontos, e o time paulista é o 15º com 28.