CT Ninho do Urubu entrará em fase final de obra a partir do segundo semestre de 2013
Ambev mira construção de CTs de clubes do RJ em 2013 e aumenta investimento em 64%
Bernardo Gentile e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
A parceria entre a Ambev e futebol brasileiro tem rendido frutos. Só
neste ano, a fábrica de cervejas investiu R$ 18 milhões nos clubes
cariocas. Já em 2013, esse valor deve aumentar 64%. Segundo o UOL Esporte apurou, a companhia pretende injetar R$ 32 milhões nos times do Rio e já tem projetos para isso.
No ano que vem, o principal foco da empresa será construir os centros
de treinamento para os clubes-parceiros no Rio. Por meio de uma parceria
com a marca Brahma, que pertence à Ambev, a cervejaria também promete
deixar o gramado do Engenhão no mesmo nível dos da liga inglesa, a
melhor do mundo.
AMBEV QUER GRAMADO DO ENGENHÃO NO MESMO NÍVEL DOS DA LIGA INGLESA
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Brahma manterá investimento para melhorar ainda mais as condições do gramado do Engenhão
“Não alcançamos o que queremos no gramado do Engenhão. Trabalhamos com
metas e sonhos. Definimos que queremos deixar o gramado do Engenhão no
nível da liga inglesa. É o melhor do mundo e tem nível 9. A liga alemã
tem um padrão 8,5 e a espanhola 7,5. Hoje o Engenhão é nível 6,9.
Teremos muito trabalho, mas nossa meta é chegar no nível 9. É arriscado,
pois, para resolver um gramado altamente criticado, você se expõe
também. Está dando certo, mas queremos mais”, disse o gerente de futebol
brasileiro da Brahma, Rafael Pulcinelli, ao UOL Esporte.
Patrocinadora oficial das três próximas Copas do Mundo (Brasil, Rússia e
Qatar), a Brahma notou semelhanças entre seu público-alvo e a fatia de
70% da população brasileira que tem ligação com clubes de futebol. Por
este motivo, a marca busca uma aproximação também com os torcedores.
Além disso, a empresa acompanha de perto a briga entre a Ferj
(Federação do Estado do Rio de Janeiro) e o Ministério Público sobre a
liberaração de bebidas alcoolicas nos estádios antes e depois da Copa do
Mundo de 2014 - durante a competição já está aprovado o consumo.
Entretanto, Pulcineeli minimiza a questão e diz que existe outras
estratégias para conquistar o público.
"Isso é apenas uma hipótese e é difícil falar sobre. A bebida no
estádio não é o principal pilar da relação com o torcedor. Se for
liberado é bom para gente, mas se não for, buscaremos outras plataformas
para continuar aumentando a proximidade com o torcedor", comentou.
A empresa criou o que ela chama de "Fundo Brahmeiro". Cada lata de
cerveja, por exemplo, gera um centavo para o fundo e que, no fim, será
dividido pelos clubes cariocas de acordo com a quantidade de torcedores
inseridos na páginas do Facebook de cada equipe. As diretorias de
Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo se reúnem com a empresa e
discutem onde essa verba será empregada.
“Pode parecer pouco, mas um centavo de cada embalagem consumida é
destinada para os clubes. Se comparar 12 latinhas de Brahma, o clube
receberá 12 centavos. Basta ver o que já foi feito para os clubes com
esse dinheiro”, afirmou.
Foto 1 de 50 - Torcida do Fluminense faz festa nas arquibancadas do Engenhão durante partida contra o Coritiba Dhavid Normando/Photocamera
Esse dinheiro, no ano que vem, servirá, por exemplo, para reforma do
Ninho do Urubu, CT do Flamengo. O local terá hotel, salas de imprensa,
musculação, reunião e da comissão técnica. Segundo Pulcinelli, o projeto
tornará o centro de treinamento em “um dos melhores do Brasil”.
“Estamos fazendo um projeto grande no centro de treinamento do Flamengo.
Tem um potencial enorme de ser um dos melhores centros de treinamentos
do Brasil. Algo de primeiro mundo”, disse.
Para 2013, a Ambev aposta também nos planos de sócios-torcedores. A
empresa conseguiu o apoio de outras marcas para o projeto – já fecharam
Pepsico, Seara e Unilever. O torcedor que aderir ao plano terá direito
aos ingressos dos jogos do time de coração, mas também a descontos em
determinados produtos por mês. A campanha se chama “Movimento por um
futebol melhor”, será lançado no dia 14 de janeiro e terá Ronaldo como
garoto-propaganda.
CAMPANHA DE SÓCIO-TORCEDOR SERÁ LANÇADO EM JANEIRO NO RIO E EM SP
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Uma das princiais medidas da Brahma para 2013 será a criação de um projeto de sócio-torcedor. O lançamento será no dia 14 de janeiro e ocorrerá inicialmente apenas nas cidades do RJ e SP. A Ambev conseguiu a adesão de alguas parceiras (Seara, Pepsico e Unilever), que disponibilizarão produtos com descontos para os torcedores que participarem. O projeto está avançado e terá Ronaldo como garoto-propaganda
“Os clubes precisam de parceiros. Temos uma relação muito saudável. Não
só no Rio, mas também em Minas, São Paulo. É um projeto de médio longo
prazo. Diferente de outras marcas, que investem e saem do futebol, a
Brahma está no esporte há muito tempo. Então temos uma relação duradoura
e queremos uma perpetuação na relação com os clubes de futebol”, disse
Pulcinelli.
“Vários times do Brasil não tem o sócio-torcedor desenvolvido. Vamos
criar um movimento e ajudar dando uma série de benefícios com outras
empresas para que os torcedores que aderirem ao plano terem vários
benefícios. Como esses benefícios serão utilizados, caberá aos clubes”,
completou.
No ano que vem, a Ambev, por meio da Brahma, também estará mais forte
no futebol de São Paulo. Em maio, a empresa fechou com seis times do
maior estado do Brasil: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos,
Portuguesa e Ponte Preta. O diretor explica que a parceria funcionará
nos mesmos moldes das dos times do Rio de Janeiro “São Paulo é uma praça
muito importante para a gente, pois tem uma relação muito forte com o
futebol. Funcionará da mesma forma. Estamos com um projeto enorme para
ajudar os planos de sócio-torcedores dos times do Brasil”, finalizou.