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CT Ninho do Urubu entrará em fase final de obra a partir do segundo semestre de 2013

CT Ninho do Urubu entrará em fase final de obra a partir do segundo semestre de 2013

 
Ambev mira construção de CTs de clubes do RJ em 2013 e aumenta investimento em 64%
Bernardo Gentile e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro


A parceria entre a Ambev e futebol brasileiro tem rendido frutos. Só neste ano, a fábrica de cervejas investiu R$ 18 milhões nos clubes cariocas. Já em 2013, esse valor deve aumentar 64%. Segundo o UOL Esporte apurou, a companhia pretende injetar R$ 32 milhões nos times do Rio e já tem projetos para isso.

No ano que vem, o principal foco da empresa será construir os centros de treinamento para os clubes-parceiros no Rio. Por meio de uma parceria com a marca Brahma, que pertence à Ambev, a cervejaria também promete deixar o gramado do Engenhão no mesmo nível dos da liga inglesa, a melhor do mundo.

AMBEV QUER GRAMADO DO ENGENHÃO NO MESMO NÍVEL DOS DA LIGA INGLESA

  • Bernardo Gentile/UOL Esporte
    Brahma manterá investimento para melhorar ainda mais as condições do gramado do Engenhão
“Não alcançamos o que queremos no gramado do Engenhão. Trabalhamos com metas e sonhos. Definimos que queremos deixar o gramado do Engenhão no nível da liga inglesa. É o melhor do mundo e tem nível 9. A liga alemã tem um padrão 8,5 e a espanhola 7,5. Hoje o Engenhão é nível 6,9. Teremos muito trabalho, mas nossa meta é chegar no nível 9. É arriscado, pois, para resolver um gramado altamente criticado, você se expõe também. Está dando certo, mas queremos mais”, disse o gerente de futebol brasileiro da Brahma, Rafael Pulcinelli, ao UOL Esporte.

Patrocinadora oficial das três próximas Copas do Mundo (Brasil, Rússia e Qatar), a Brahma notou semelhanças entre seu público-alvo e a fatia de 70% da população brasileira que tem ligação com clubes de futebol. Por este motivo, a marca busca uma aproximação também com os torcedores.

Além disso, a empresa acompanha de perto a briga entre a Ferj (Federação do Estado do Rio de Janeiro) e o Ministério Público sobre a liberaração de bebidas alcoolicas nos estádios antes e depois da Copa do Mundo de 2014 -  durante a competição já está aprovado o consumo. Entretanto, Pulcineeli minimiza a questão e diz que existe outras estratégias para conquistar o público.

"Isso é apenas uma hipótese e é difícil falar sobre. A bebida no estádio não é o principal pilar da relação com o torcedor. Se for liberado é bom para gente, mas se não for, buscaremos outras plataformas para continuar aumentando a proximidade com o torcedor", comentou.

A empresa criou o que ela chama de "Fundo Brahmeiro". Cada lata de cerveja, por exemplo, gera um centavo para o fundo e que, no fim, será dividido pelos clubes cariocas de acordo com a quantidade de torcedores inseridos na páginas do Facebook de cada equipe. As diretorias de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo se reúnem com a empresa e discutem onde essa verba será empregada.

“Pode parecer pouco, mas um centavo de cada embalagem consumida é destinada para os clubes. Se comparar 12 latinhas de Brahma, o clube receberá 12 centavos. Basta ver o que já foi feito para os clubes com esse dinheiro”, afirmou.


 
Foto 1 de 50 - Torcida do Fluminense faz festa nas arquibancadas do Engenhão durante partida contra o Coritiba Dhavid Normando/Photocamera
 
Esse dinheiro, no ano que vem, servirá, por exemplo, para reforma do Ninho do Urubu, CT do Flamengo.  O local terá hotel, salas de imprensa, musculação, reunião e da comissão técnica. Segundo Pulcinelli, o projeto tornará o centro de treinamento em “um dos melhores do Brasil”. “Estamos fazendo um projeto grande no centro de treinamento do Flamengo. Tem um potencial enorme de ser um dos melhores centros de treinamentos do Brasil. Algo de primeiro mundo”, disse.

Para 2013, a Ambev aposta também nos planos de sócios-torcedores. A empresa conseguiu o apoio de outras marcas para o projeto – já fecharam Pepsico, Seara e Unilever. O torcedor que aderir ao plano terá direito aos ingressos dos jogos do time de coração, mas também a descontos em determinados produtos por mês. A campanha se chama “Movimento por um futebol melhor”, será lançado no dia 14 de janeiro e terá Ronaldo como garoto-propaganda.

CAMPANHA DE SÓCIO-TORCEDOR SERÁ LANÇADO EM JANEIRO NO RIO E EM SP


  • Uma das princiais medidas da Brahma para 2013 será a criação de um projeto de sócio-torcedor. O lançamento será no dia 14 de janeiro e ocorrerá inicialmente apenas nas cidades do RJ e SP. A Ambev conseguiu a adesão de alguas parceiras (Seara, Pepsico e Unilever), que disponibilizarão produtos com descontos para os torcedores que participarem. O projeto está avançado e terá Ronaldo como garoto-propaganda

“Os clubes precisam de parceiros. Temos uma relação muito saudável. Não só no Rio, mas também em Minas, São Paulo. É um projeto de médio longo prazo. Diferente de outras marcas, que investem e saem do futebol, a Brahma está no esporte há muito tempo. Então temos uma relação duradoura e queremos uma perpetuação na relação com os clubes de futebol”, disse Pulcinelli.

“Vários times do Brasil não tem o sócio-torcedor desenvolvido. Vamos criar um movimento e ajudar dando uma série de benefícios com outras empresas para que os torcedores que aderirem ao plano terem vários benefícios. Como esses benefícios serão utilizados, caberá aos clubes”, completou.

No ano que vem, a Ambev, por meio da Brahma, também estará mais forte no futebol de São Paulo. Em maio, a empresa fechou com seis times do maior estado do Brasil: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa e Ponte Preta. O diretor explica que a parceria funcionará nos mesmos moldes das dos times do Rio de Janeiro “São Paulo é uma praça muito importante para a gente, pois tem uma relação muito forte com o futebol. Funcionará da mesma forma. Estamos com um projeto enorme para ajudar os planos de sócio-torcedores dos times do Brasil”, finalizou.