Total de visualizações de página

Governo estuda oferecer cursos
às organizadas, revela secretário

Toninho Nascimento, secretário do Ministério dos Esportes, afirma que grande objetivo da proposta é incorporar torcedores à sociedade

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Para combater a violência no futebol brasileiro, o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, cargo do Ministério dos Esportes, Toninho Nascimento, revelou que o Governo Federal estuda a proposta de oferecer cursos profissionalizantes às torcidas organizadas. Para o dirigente, a ideia pode integrar à sociedade pessoas que hoje se dedicam apenas às torcidas.

- São facções dentro das torcidas organizadas. Não podemos achar que tudo é culpa delas, não podemos criminalizar as torcidas. O Ministério tem um projeto interessante, de qualificar essas pessoas, oferecer cursos técnicos, incorporar estas pessoas à sociedade. Mas claramente existem criminosos dentro das organizadas e as leis precisam ser aplicadas em cima deles - afirmou, no "Redação SporTV" desta segunda-feira.

Toninho Nascimento afirmou que atualmente os maiores incidentes entre torcidas organizadas acontecem longe dos estádios. Por isso, a participação das polícias de cada estado é fundamental para reduzir os incidentes.

- O Ministério dos Esportes também está preocupado com essa situação. Hoje, não existem grandes incidentes dentro dos estádios, o que está acontecendo é fora dos estádios. Tem muita coisa para ser feita. O Ministério dos Esportes tem coisas a fazer, os clubes também e, principalmente, as polícias.

Briga entre torcedores nos arredores do Castelão (Foto: Alex Costa/Agência Diário) 
 
Polícia detém torcedores em briga perto do Castelão, no dia 28 de janeiro (Foto: Alex Costa/Agência Diário)
 
O secretário do Ministério dos Esportes acredita que, com a punição dos envolvidos e com penas aos clubes, a violência nos estádios sofrerá reduzida.

- É fundamental que esses torcedores sejam identificados e punidos. Isso está faltando. É preciso prender esses torcedores. Eles cometem crimes, são criminosos. Por que não punir os clubes a jogar sem torcida? Precisamos punir mais os clubes, eles têm responsabilidade. É só cumprir o Estatuto do Torcedor.