Total de visualizações de página


Na onda de heróis inusitados, Rafael Marques busca primeiro gol pelo Bota

Titular nos últimos dois jogos, atacante completa 20 jogos com a camisa do clube na final da Taça GB, contra o Vasco, domingo, no Engenhão

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Rafael Marques no treino do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif) 
Rafael Marques conduz a bola no treino do
Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
 
 
No histórico de decisões entre Botafogo e Vasco, há gols de Dimba, Fábio Ferreira, Carlos Alberto Dias e Gonçalves, personagens alvinegros que foram heróis. Domingo, os dois times novamente estarão frente a frente na final da Taça Guanabara e o atacante Rafael Marques espera entrar nessa lista, com o seu primeiro gol com a camisa alvinegra em seu 20º jogo.

Rafael Marques vive um jejum pelo qual outros jogadores importantes já passaram. Adriano, por exemplo, ficou os mesmos 19 jogos sem marcar quando saiu do Flamengo, passou pelo Roma, da Itália, e foi para o Corinthians. Forlán levou nove jogos para fazer o seu primeiro pelo Internacional. Washington encerrou a campanha do título brasileiro de 2010 pelo Fluminense com 16 jogos seguidos sem gols.

- A maioria das histórias do futebol acontece assim. Um jogador que não vem marcando, quando menos se espera dele, aparece. O gol não saiu ainda, mas estou feliz em poder ajudar. A família está sempre apoiando, chegam mensagens pelas redes sociais que me dão mais tranquilidade para trabalhar

Com o apoio de jogadores importantes do grupo, como Seedorf, Rafael Marques faz questão de não deixar a sua busca pelo gol. Atrapalhar em campo. Nos dois jogos em que atuou este ano, ele sequer finalizou a gol, mas  o time empatou com o Boavista por 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0 e venceu o Flamengo por 2 a 0 na semifinal da Taça Guanabara.

Na manhã desta quarta-feira, Rafael Marques treinou finalizações ao lado dos outros  jogadores, em cruzamentos, marcado pelos zagueiros. O atacante se saiu bem, com bonitos chutes. No entanto, esclareceu que entende de forma diferente o jogo com relação às oportunidades de gol que ainda não surgiram para ele.

Tenho facilidade para fazer esse tipo de jogada. Por isso, tentei uma  ou duas. Infelizmente, não deu certo. Se o gol sair domingo e for de bicicleta, melhor ainda"
Autor
 
- São situações diferentes. No treinamento, há mais espaço e no jogo a marcação é em cima. Isso dificulta ter uma posição boa para fazer o gol. Procuro me movimentar dentro de campo para abrir espaço e isso faz com que eu não tenha muitas chances. Não gosto de ficar parado na área. Quero participar do jogo o tempo todo - comentou Rafael Marques.

Apesar da dificuldade, o atacante tentou algumas jogadas diferentes contra o Flamengo. Em uma delas, não conseguiu driblar o zagueiro Wallace antes de finalizar. Em outras duas, arriscou bicicletas que não tiveram o destino certo. Agora, espera acertar contra o Vasco.

- Muitas vez, em um cruzamento, é difícil acertar uma cabeçada forte e na bicicleta ela sai com mais força. Tenho facilidade para fazer esse tipo de jogada. Por isso, tentei uma ou duas. Infelizmente, não deu certo. Se o gol sair domingo e for de bicicleta, melhor ainda - brincou Rafael Marques.