Total de visualizações de página

Lodeiro não se curva a tabu e esconde receita alvinegra para semi

Uruguaio se mostra empolgado e fala em 'melhorar detalhes'. Técnico substituiu ensaio de bola parada por treino de posse de bola e finalização

 

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

Lodeiro coletiva Botafogo (Foto: Richard Souza) 
Lodeiro diz que derrota de duas semanas atrás
ficou no passado (Foto: Richard Souza)
 
 
Para passar à final da Taça Guanabara, o Botafogo tem de quebrar um tabu. Sem nunca ter vencido o Flamengo no seu estádio, o Engenhão, os alvinegros terão obrigatoriamente que deixar a estatística de lado neste domingo para garantir uma vaga na decisão, já que os rivais terão a vantagem do empate no confronto em função da melhor campanha na fase de grupos. Questionado sobre o assunto, o uruguaio Lodeiro não deu muitas pistas da receita escolhida para tentar virar a mesa.

Além de afirmar que a derrota para os rubro-negros por 1 a 0 - no primeiro confronto entre os rivais em 2013, no dia 17 de fevereiro - ficou para trás, ele recomenda atenção nos 90 minutos para que o Botafogo consiga vencer o clássico deste domingo. Embora Lodeiro não tenha se aprofundado nos planos alvinegros para a partida deste domingo, uma mudança de rotina pode indicar a principal preocupação do técnico Oswaldo de Oliveira.

- Estamos trabalhando muito essa semana para melhorar detalhes para o jogo. Temos de ter atenção nos 90 minutos para sair com a vitória - limitou-se a dizer Lodeiro.

Oswaldo mudou um pouco o escopo do último dia de treino antes da semifinal. Em vez do ensaio de jogadas de bola parada que costuma fazer aos sábados que antecedem jogos, optou por um trabalho técnico de posse de bola e finalizações, com direito a linha de passe. Talvez sejam esses os "detalhes" mencionados por Lodeiro. A palesta com vídeos na manhã de sábado, contudo, foi mantida e durou cerca de 1h30m.

O Botafogo não tem Antônio Carlos, com lesão muscular, e Bruno Mendes, que ficou fora dos trabalhos durante a semana por conta de viroses. Márcio Azevedo, que naturalmente seria o titular da lateral esquerda, também está fora, e de vez. Negociado com o Metalist, da Ucrânia, ele esteve no sábado no campo anexo do Engenhão para se despedir do grupo e da comissão técnica. Nada que tire o otimistmo de Lodeiro.

- É uma semana importante para nós, um clássico bonito que qualquer jogador quer jogar. Sabemos que temos a obrigação de ganhar, encaramos como uma final e torcemos para que as coisas saiam bem. Aqui no Botafogo você tem obrigação de ganhar todo jogo, mas o clássico tem um sabor diferente - resumiu o uruguaio.

Apesar de o Botafogo nunca ter vencido o Flamengo no Engenhão, o clássico é marcado pelo equilíbrio no estádio. Em 11 jogos, foram oito empates, além de três vitórias rubro-negras, a última delas na primeira fase da Taça Guanabara.