Total de visualizações de página

Final da superação: Fluminense e Botafogo decidem Taça GB sub-20

Biro Biro, Igor Julião (ambos do Flu) e Rafael Reis (Bota) buscam o título do primeiro turno para apagar recentes tristezas. Jogo acontece neste sábado

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Existe uma linha tênue separando a sensação de superação do momento em que a tristeza pode remexer a memória recente de três jovens atletas. Quando a bola rolar para Fluminense e Botafogo, às 16h (de Brasília) deste sábado, em Moça Bonita, Biro Biro, Igor Julião, ambos do Tricolor, e Rafael Reis, do Alvinegro, caminharão sobre a linha a fim de não cruzarem o caminho da decepção. Os dois primeiros tentarão apagar as eliminações na Copa São Paulo de Futebol Júnior e no Sul-Americano Sub-20. Por outro lado, Rafael quer coroar a volta por cima de duas lesões que o afastaram do gramado por três meses com um troféu. Tricolores e alvinegros disputarão o título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca sub-20 - o Flu tem vantagem do empate por ter feito a melhor campanha na fase classificatória.

O árbitro Wellington Mendonça de Mello apita a partida, auxiliado por Carlos Henrique Cardoso e Pedro Henrique Tavares. O GLOBOESPORTE.COM transmitirá o jogo ao vivo em vídeo a partir de 16h.

Para esquecer

FOTO


No dia 15 de janeiro, há quase dois meses, Biro Biro teve duas chances de ajudar o Fluminense a se classificar para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas tanto no tempo normal quanto na disputa por pênaltis, o atacante desperdiçou as cobranças da marca da cal. O resultado foi a eliminação na segunda fase do torneio.

Três dias depois, Igor Julião entrava em campo pela seleção brasileira. A tarefa era complicada. Para o Brasil se classificar no Grupo B do Sul-Americano sub-20 era preciso vencer o Peru. Não deu: derrota por 2 a 0. Uma eliminação precoce que não acontecia desde 1971.

Neste sábado, as decepções ficarão longe das quatro linhas. Com a vantagem do empate, eles esperam não correr riscos, como na semifinal contra o Madureira, quando chegaram a estar vencendo por 4 a 1 e deixaram o adversário empatar e pressionar no fim. Para enterrar de vez o assunto recorrente das frustrações recentes, nada como levantar a taça.

Igor Julião, lateral do Fluminense  (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com) 
Igor Julião tenta dar a volta por cima no Fluminense
(Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
 
 
- Esse campeonato está sendo importante para levantar a autoestima. Voltei muito triste, abalado (do Sul-Americano) e é uma motivação essa final - disse Igor Julião.

- (A final) é diferente para todos atletas do Fluminense que estiveram presentes na Copa São Paulo. Aquela saída não foi muito justa, mas acontece - afirmou Biro Biro.

Marcelo Veiga fará duas mudanças em relação aos onze que entraram em campo na semifinal. Marcos Junior e Rafinha desceram dos profissionais para disputar a decisão e devem entrar nas vagas de Luiz Fernando e Gustavo Scarpa. O artilheiro tricolor Pablo, com seis gols, segue fora com um problema no joelho direito. A provável escalação: Leanderson, Igor Julião, Wellington Carvalho, Ighort e Ronan; Willian, Rafinha e Fernando; Marcos Junior, Biro Biro e Zé Lucas.


Xô, lesão
Foram três meses de angústia. Um trauma na patela esquerda e uma lesão no ligamento colateral do joelho direito tiraram Rafael Reis de campo por três meses. O drama só foi ter fim na reta final do Carioca sub-20. Na semifinal, retornou contra o Flamengo para ajudar o técnico Anthoni Santoro na lateral direita. E a estreia foi com o pé direito. Após o empate por 1 a 1 com os rubro-negros, classificação e sensação de alívio.

- Foi uma felicidade enorme poder me recuperar bem e voltar a jogar, principalmente contra o Flamengo, que estava engasgado. Desta vez saímos com a classificação - declarou o lateral ao site oficial do Botafogo.

andrey botafogo flamengo sub 20 (Foto: Vicente Seda) 
O goleiro Andrey foi o herói alvinegro na fase
semifinal da Taça GB (Foto: Vicente Seda)
 
 
Quem ajudou muito Rafael e seus companheiros a eliminar o Flamengo foi o goleiro Andrey. Ele defendeu dois pênaltis durante o clássico e salvou a equipe. Presente constantemente nos treinos dos profissionais, o camisa 1 utiliza Jefferson como exemplo.

- Sempre observo muito o Jefferson. É um goleiro frio, calculista, decisivo. Me espelho bastante nele. O Jefferson me passa bastante coisa e tento passar para dentro de campo - explicou à Rádio Brasil.

Expulsos contra o Fla, o meia Octávio, destaque da equipe, e o zagueiro Cazu não jogam. Igor Rabello e Lukinhas devem ser os substitutos. A provável escalação: Andrey; Rafael Reis, Igor Rabello, Kerlyson e Patrick; Andreazzi, Emerson, Fernandes e Lukinhas; Vinicius e Yguinho.