Total de visualizações de página

Sem Valcke e Cabral, COL e RJ fazem reunião sobre reforma do Maracanã

Secretário-geral da Fifa e governador não participam de encontro no Palácio Guanabara. Previsão de entrega do estádio é o dia 27 de abril

 

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Sede do governo do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara recebeu na manhã desta sexta-feira uma reunião para tratar de detalhes do cronograma de entrega do Maracanã para a Copa das Confederações. Porém, dois personagens importantes não participaram do encontro entre membros do Comitê Organizador Local (COL) e representantes do estado: o governador Sérgio Cabral e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Mesa de reunião com telão ao fundo para explanação do projeto do Maracanã (Foto: Marcio Iannacca) 
 
Monitor exibe projeto do Maracanã na reunião no Palácio da Guanabara nesta sexta (Foto: Márcio Iannacca)
 
A reunião, iniciada por volta das 9h10m (de Brasília), teve os seguintes participantes: o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, o secretário-geral do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, o CEO do COL, Ricardo Trade, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), Ícaro Moreno, e membros da Fifa e da Odebrecht, construtora responsável pelas reformas.

A intenção do encontro é dar detalhes do cronograma do Maracanã, fechar o calendário de eventos-teste e deixar a Fifa mais tranquila em relação ao cumprimento dos prazos. De acordo com o consórcio construtor, o projeto já está 87% concluído. No entanto, as chuvas que castigaram o Rio de Janeiro na última terça-feira deixaram estragos no canteiro de obras.

Régis Fichtner, casa civil, Luís Fernandes, representante do governo federal, Ricardo Trade, de costas, e Délia Fischer, da Fifa (Foto: Marcio Iannacca) 
Luís Fernandes (centro), do Ministério do Esporte,
durante a reunião (Foto: Marcio Iannacca)
 
 
Valcke e Cabral se reuniram na quarta (logo após as impressionantes imagens do Maracanã alagado por causa de forte chuva no Rio) e o governador garantiu ao francês a entrega do estádio no dia 27 de abril. Inicialmente, o prazo da Fifa para a conclusão das seis arenas da Copa das Confederações era 15 de abril. O governo do Rio chegou a trabalhar também com a hipótese de só concluir o Maracanã em 24 de maio, poucos dias antes do torneio, que será disputado entre 15 e 30 de junho.

- A data de 27 de abril era a que sempre tivemos em nossa agenda. Eu não sei de onde saiu essa data de 15 de abril. Portanto, da nossa parte, não foi uma mudança. O governador (Sérgio Cabral) nos disse pessoalmente que o estádio ficará pronto e se comprometeu a isso. Mas é claro que aquela foto com o campo alagado não é das melhores, mas essas coisas acontecem - declarou Valcke durante coletiva, quinta, no Rio (NR: 15 de abril foi dado como dia limite para as sedes da Copa das Confederações pelo presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, durante evento em novembro de 2012).

Na noite de quinta, o francês usou o Twitter para anunciar que estava voltando à Suíça. Além do Rio, Valcke passou por Recife e Belo Horizonte durante a visita ao Brasil nesta semana. Pela rede social, o secretário-geral fez as últimas análises sobre a viagem e marcou data para voltar: 13 de maio.

- A data dos primeiros testes (não a da entrega dos estádios) é crucial para garantir a entrega do melhor palco para equipes e torcedores. Voltando para Zurique, feliz com os resultados desta semana: ansioso para ver as arenas prontas e testadas na volta ao Brasil, em 13 de maio.