Total de visualizações de página

Seedorf alerta sobre Neymar na Europa: 'Pato foi embora e voltou'

Com a taça da Champions no Rio de Janeiro, holandês pede para o santista ter cautela na hora da decisão. Bebeto se anima: 'Está chegando a hora'

 

Por Fábio Lima Rio de Janeiro
 
O meia Seedorf, do Botafogo, e o ex-jogador Bebeto se encontraram nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para apresentar a taça da Liga dos Campeões ao público brasileiro. O troféu estará exposto neste fim de semana na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul da cidade. A competição conta com as principais estrelas do futebol mundial, mas, pelo menos em território nacional, a sensação é a de que falta alguém na disputa pela "orelhuda": Neymar. Com quatro títulos da Champions no currículo e passagens pelos principais clubes do continente, o holandês pediu para que o atacante do Santos seja cauteloso na hora de decidir se transferir para o futebol europeu, citando o exemplo de Pato para lembrar que a ansiedade poderá atrapalhar o desenvolvimento da carreira do camisa 11.

- Há muita pressão em cima do Neymar, exageradamente, eu acho. Ele é jovem ainda. Quando sair do Brasil, vai amadurecer, principalmente como pessoa, e no final vai levar isso para dentro do campo também. Mas é normal o que ele está passando neste momento. Espero que faça essa experiência quando se sentir pronto, porque é muito jovem. O Pato foi embora e voltou. Não era a melhor hora para ele ir. Neymar tem que sentir quando for a hora de fazer uma experiência nova para ir - disse a estrela botafoguense.

Seedorf e Bebeto taça Liga dos Campeões tour (Foto: Fábio Lima ) 
Bebeto e Seedorf posam com a taça da Liga dos Campeões (Foto: Fábio Lima )
 
Bebeto se mostra mais animado com a possibilidade e espera ver o atacante no Velho Continente em breve.

- Está chegando a hora de o Neymar ir para a Europa, não tenho dúvida disso. Vai ser importante para ele. A Liga dos Campeões é o campeonato mais importante do mundo. Para ele vai ser muito importante, para o crescimento dele e o amadurecimento também. Vou torcer muito para que ele realmente vá para a Europa. O pessoal vai conhecê-lo melhor, é outra marcação, ele vai ter um crescimento muito grande. Eu vou torcer muito por ele - disse.

Em visita ao programa "Globo Esporte", Seedorf também foi perguntado sobre o craque santista e o definiu como uma promessa.

- Ainda é muito jovem, tem que construir sua carreira, mas é uma grande promessa. Tem que acreditar nele.

Seedorf e Bebeto abraço Liga dos Campeões coletiva  (Foto: Fabio Lima) 
Seedorf e Bebeto se elogiram (Foto: Fabio Lima)
 
 
Seedorf evitou a todo custo arriscar qualquer tipo de palpite para as fases decisivas da Champions, que atualmente está nas quartas de final. Na primeira tentativa dos jornalistas, quando todos esperavam pelo menos um elogio a alguma das equipes, a resposta foi irônica.

- Quem vai ganhar? Imagino que um desses oito (que estão nas quartas) - respondeu.

Com o tempo, o holandês foi se abrindo e acabou enumerando as qualidades das principais equipes.

- Não estou vendo favorito hoje. O Barcelona é um time que neste momento está jogando muito bem de novo depois de um mês de dificuldade que todo mundo passa. O Madrid é um time que cresceu bastante, mentalmente principalmente, e poderá chegar à final. O Bayern é um time que também acho muito perigoso, o Juventus pode ser uma surpresa este ano, o Borussia Dortmund que está jogando muita bola... Como sempre, a Champions League vai nos dar muitas supresas e vai ser competitiva até o final - destacou.

Seedorf taça Liga dos Campeões tour (Foto: Fábio Lima ) 
Seedorf ergue a 'orelhuda": títulos com Ajax, Real Madrid e Milan (Foto: Fábio Lima )
 

Equipe mais badalada dos último anos, o Barcelona foi um dos temas mais abordados da entrevista coletiva. Os catalães enfrentarão o PSG nas quartas de final, e Bebeto, apesar de torcer pelos franceses, sabe que dificilmente o time conseguirá superar o Barça.

bolas final Liga dos Campeões coletiva Seedorf (Foto: Fabio Lima) 
 Bolas da final foram expostas (Foto: Fabio Lima)
 
 
- O Barcelona já vem jogando junto há muito tempo, aquele jogo coletivo, de muita movimentação. É impressionante, o PSG deu azar de pegar o Barcelona. Mas no futebol tudo é possível, você nunca ganha na véspera do jogo. Tem que jogar. Mas se for falar qual seria o resultado, todo mundo vai falar que o Barcelona ganha, pela equipe que tem, pela história na Liga dos Campeões. Mas o PSG tem uma grande equipe. Thiago Silva, Alex, Ibrahimovic. O Barcelona é um time mais compacto, mais entrosado. Mas pela amizade e pelo carinho que tenho pelo Leonardo (diretor esportivo), vou torcer muito para o PSG. Mas o Barcelona tem uma equipe muito forte. Vai ser muito difícil para o PSG eliminar o Barcelona - avaliou.

Seedorf lembrou que o sucesso do Barcelona não foi construído recentemente, mas admitiu que a atual geração possui jogadores especiais.

- O Barcelona desde sempre joga assim. A diferença é que é uma geração que tem uma classe de individualidade mais elevada do que a média. A estrutura deles, o sistema, a filosofia. Quando joguei no Real Madrid, íamos lá em Barcelona, e era duro o tempo todo. Era difícil ganhar lá. Tocavam sempre a bola. Só que agora, individualmente, eles têm jogadores que são superiores - lembrou.

Bebeto taça Liga dos Campeões tour (Foto: Fabio Lima) 
Mistério: Bebeto com a taça protegida no início do evento (Foto: Fábio Lima)