Total de visualizações de página

Oswaldo destaca dificuldades da carreira e brinca: ‘Estou vivo’

Sob constante pressão, técnico agradece a família e amigos, comenta momentos complicados e fala em comunhão dos torcedores com o time

 

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

 
Oswaldo de Oliveira morde a medalha, Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Janir Junior)
 
 Oswaldo de Oliveira morde a medalha de campeão da Taça Guanabara (Foto: Janir Junior)
 
Oswaldo de Oliveira pediu a palavra antes mesmo da primeira pergunta na coletiva depois do título da Taça Guanabara. O treinador, que enfrentou vaias de parte da torcida nos últimos tempos, exibiu a medalha no peito, orgulho e sensação de dever cumprido. Quando um dos assessores de imprensa do Botafogo perguntou se tinha algum radialista ao vivo para iniciar a entrevista, o técnico tomou a palavra.

- Eu estou vivo – disse Oswaldo de Oliveira.

Logo em seguida, o treinador pediu para fazer um pronunciamento e agradeceu pessoas que estão ao seu lado no amor e na dor que rondam a carreira de um profissional de futebol.

- Quero fazer uma citação. A minha esposa, minha mãe, dona Santinha, meus três filhos, meus irmãos Waldemar e Serginho. Os amigos mais próximos. Conviver com treinador não é fácil. Eles merecem o mérito não só por hoje, mas pelo que tenho feito na minha vida.
 
Em momento algum, Oswaldo de Oliveira perdeu a serenidade. Mas a cada resposta fez questão de deixar claras as dificuldades da carreira de técnico. E a palavra felicidade esteve presente em grande parte das respostas. Criticado por parte da torcida em diversas situações, o treinador destacou a comunhão com a voz da arquibancada:

- A vitória é importante, dá confiança. A evolução do trabalho tem nos levado a isso. Tem que haver essa comunhão com a torcida, cumplicidade, dentro e fora de campo. Hoje, esse entendimento da torcida com o time foi perfeito.

O técnico disse que a conquista da Taça Guanabara não é sinônimo de alívio. E destacou as dificuldades da carreira de treinador.

- Não tem lugar para alívio, só felicidade. Quem opta por trabalhar com futebol, principalmente treinador, tem que saber conviver com isso (pressão). Temos que engolir sapos, ser incisivos, por isso parabenizo todos os treinadores de futebol. Estou muito feliz. Sempre tento manter um equilíbrio. Parte do meu trabalho é segurar onda – disse Oswaldo, parabenizando jogadores e todo staff alvinegro.

Para o comandante do Botafogo, a semifinal e decisão da Taça Guanabara serviram para valorizar ainda mais a conquista. O time bateu o Flamengo por 2 a 0 e sagrou-se campeão ao bater o Vasco por 1 a 0 neste domingo.

- Dobrar, em sequência, Flamengo e Vasco é uma tarefa muito dura, nos exigiu muita concentração. E sobremaneira a participação da torcida do Botafogo. Não discordou da equipe no campo nessa final.
Questionado com que palavra definiria o grupo do Botafogo, Oswaldo falou pausadamente:

- Solidariedade.

No fim da entrevista, Oswaldo brincou, mordeu a medalha e disse:

- Fiz isso no Japão e deu sorte.