Total de visualizações de página

Fla x Bota: Comissão de Arbitragem vê lance polêmico como bola na mão

Entidade divulga documento no site da Ferj explicando por que não considera pênalti o chute desviado no braço do volante Marcelo Mattos

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




A Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Coaf-RJ)  divulgou nesta segunda-feira uma análise do polêmico lance no qual o braço de Marcelo Mattos desvia um chute de Rodolfo dentro da área, na semifinal entre Flamengo e Botafogo, no último domingo (vitória alvinegra por 2 a 0). Em documento postado no site oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Coaf se manifesta a favor da decisão do árbitro Grazianni Maciel, que não marcou pênalti.

Apoiado por imagens de reprodução da transmissão televisiva, o documento afirma que "a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração" e diz que o senso popular de que o jogador deve assumir o risco por ter aberto os braços "não tem aparo legal nas regras do jogo, tendo em vista não ser proibido abrir ou levantar os braços".
Além disso, o documento destaca a rápida velocidade da bola no lance, que faz com que o toque no braço seja inesperado, e que a regra do futebol dá margem à interpretação em tais lances.
 
- Cabe ressaltar que a regra atual vai continuar a gerar polêmica no mundo todo, e não vai tirar do árbitro o poder da interpretação. Hoje estamos discutindo pelo fato de o árbitro não ter interpretado mão na bola, mas também estaríamos discutindo caso sua decisão fosse outra - diz o documento oficial.

Para Arnaldo Cézar Coelho, comentarista da TV Globo, o lance configurou um pênalti não marcado para o Flamengo.

- Pênalti. Ele levanta o braço, como um goleiro, e não pode. E por isso ele corta a bola. Ele levanta o braço direito, e a bola toca no cotovelo dele. Nesse lance não pode ir na bola da forma como ele foi. Quem vai assim é goleiro, não zagueiro - opinou.

O lance polêmico aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo perdia por 1 a 0. A partida terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, que garantiu ao Botafogo uma vaga na final da Taça Guanabara, contra o Vasco, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).