Total de visualizações de página

Aviso tardio faz árbitro voltar atrás em marcação de pênalti após 1m38s

Philip Georg Bennett protagoniza lance polêmico ao ser informado de um impedimento de Seedorf que o auxiliar não assinalou no início da jogada

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




Um minuto e 38 segundos foi o período que levou os botafoguenses da vibração à irritação. Tudo porque o pênalti marcado pelo árbitro Philip Georg Bennett de Fernando em Rafael Marques, na partida entre Madureira e Botafogo, na tarde deste domingo, em Moça Bonita, foi cancelado momentos antes da cobrança. O motivo foi um impedimento de Seedorf no início da jogada, mas que o auxiliar Luiz Claudio Regazone não viu (assista no vídeo ao lado). Segundo Renato Marsiglia, comentarista de arbitragem da TV Globo, o juiz pode anular uma marcação anterior ao ser informado por um de seus auxiliares.

- Se aconteceu o impedimento, não há problema algum, ele pode voltar atrás. Provavelmente o auxiliar tenha comunicado a ele no interfone de que houve impedimento no início da jogada. E houve mesmo impedimento do Seedorf. Alguém mais no quinteto de arbitragem comunicou que o jogador estava em posição irregular - afirmou Marsiglia.

Mas a dúvida paira justamente em quem passou a informação para o juiz, já que o bandeirinha daquele lado do campo não viu a irregularidade, o auxiliar de linha de fundo também não percebeu, pois foi justamente ele quem assinalou a penalidade. O mais provável é que tenha sido o quarto árbitro, que estava posicionado perto da linha de impedimento do lance. Sem interferência externa, o quarto árbitro pode opinar e ajudar o juiz quando julgar necessário, conforme está escrito em um dos itens do livro de regras da Fifa. Confira o trecho:

"Ajudará o árbitro a controlar a partida de acordo com as regras do jogo. O árbitro, todavia, continua com a autoridade para decidir sobre todas as ocorrências do jogo."

Decisão tardia irrita jogadores
Os árbitros são impedidos de ar entrevistas nos jogos, segundo determinação da Comissão Brasileira de Arbitragem (Conaf). No intervalo da partida, mesmo com a vitória parcial do Botafogo por 1 a 0, os jogadores alvinegros deixaram o campo reclamando da polêmica decisão do juiz. Marcelo Mattos era um dos mais transtornados pelo tempo que se passou desde a marcação da penalidade à do impedimento.

Assim é difícil, ou marca ou não marca"
 Marcelo Mattos, sobre decisão polêmica do juiz
 
- Futebol é rápido, não dá para marcar e mudar depois de dois minutos. Assim é difícil, ou marca ou não marca - criticou.

Jefferson também reclamou do árbitro e foi um dos que cercaram o juiz na saída de campo, procurando entender como ele teria sido avisado do impedimento. Segundo o goleiro, Philip Georg Bennett garantiu que a informação não veio de fora do quinteto de arbitragem.

- Ele deu a palavra dele de que não teve (ajuda externa). Eu falei que se ele tivesse marcado o impedimento depois de 15, 20 segundos, não tem problema. Mas depois de quase cinco minutos, quando o Seedorf já estava pronto para bater (o pênalti), é estranho.

Outros lances polêmicos



Este não foi o único lance polêmico envolvendo o árbitro na vitória por 2 a 1 do Botafogo. Também no primeiro tempo, Lucas recebeu ótimo passe de Seedorf em contra-ataque e concluiu para defesa de Márcio, que, de braços abertos, espalmou. No entanto, o goleiro do Madureira estava fora da área. Na sequência da jogada, Márcio fez outra defesa, desta vez dentro da pequena área, em forte cabeçada de Rafael Marques.



No fim da partida, já nos acréscimos, mais polêmica. Seedorf foi expulso por se recusar a deixar o campo pelo lado indicado por Philip Georg Bennett. Levou o primeiro cartão amarelo ao discutir com o árbitro e o segundo por lhe dar as costas e correr em direção à lateral. No entanto, nesse momento o zagueiro André Bahia - que num primeiro momento seria o jogador a entrar no lugar do holandês - já estava em campo. E Cidinho estava fora, após sair na maca.