Total de visualizações de página

A 20 dias do início da temporada, elenco tem dez jogadores confirmados



Sem contar juniores que subirão em 2009, Botafogo hoje não conseguiria formar equipe para estréia no Carioca. Diretoria continua buscando reforços


Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Grupo do Botafogo tem poucos jogadores confirmados para a temporada 2009


A saída de Lucio Flavio deixa claro que o Botafogo termina 2008 sem um time definido. Dos jogadores que disputaram a temporada que se encerrou há pouco, apenas dez jogadores têm contrato com o clube até 2009.


Caso não se incluam os juniores que serão integrados ao grupo principal, não é possível formar uma equipe. Hoje, o Botafogo conta com os goleiros Castillo, Renan e Lopes, com o lateral-direito Alessandro, com os volantes Leandro Guerreiro, Eduardo e Túlio Souza, com o meia Adriano Felício e com os atacantes Alexandro e Zárate.


Além disso, o volante Jougle, o meia Wellington Júnior e o atacante Laio, dos juniores, se juntarão a este elenco em 2009. O lateral Gabriel e o volante Pará vêm sendo observados.


O Botafogo ainda conta com outros jogadores sob contrato, como Wellington Paulista e Diguinho. No entanto, o atacante já tem saída confirmada (provavelmente para o Grêmio), e o volante tem chances de acertar com o Flamengo. Alguns atletas cujos vínculos se encerram em 31 de dezembro ainda podem renovar, como os zagueiros Emerson e Edson e o meia Lucas Silva.


Mas a diretoria que assume no dia 2 de janeiro corre atrás para apresentar reforços antes do fim do ano. Com a confirmação do fundo de investimento de R$ 20 milhões para a contratação de jogadores com a ajuda de empresas, o clube pode anunciar um pacote de caras novas nos próximos dias.


Alguns nomes devem ser do portfolio da Traffic, que atuará como consultora e investidora do fundo. Maicosuel, do Palmeiras, Fahel, do Goiás, e Victor Simões, que atua na Coréia do Sul, e Reinaldo, que está no Japão, são possibilidades. O lateral-esquerdo Leandro é um sonho, mas é disputado com Fluminense e Flamengo.


- Lógico que quando se perde um grande número de atletas, existe dificuldade em montar uma equipe. Mas estamos buscando peças para manter o padrão, pois o Botafogo precisa formar uma equipe forte - afirma Anderson Barros, novo gerente de futebol do clube.


Além de Lucio Flavio, já saíram Renato Silva, Andre Luis, Túlio e Jorge Henrique. Triguinho tem poucas chances de renovar e Thiaguinho pode ficar. Zé Carlos, Gil, Fábio, Rodrigo Sá, Luciano Almeida e Marcelinho não terão os contratos renovados.

- Esperamos que nesta quarta-feira possamos apresentar alguns dos nossos reforços para a próxima temporada. Estamos muito perto do acerto com alguns jogadores - explica o vice de futebol André Silva, que tem se reunido diariamente com representantes das empresas investidoras para viabilizar contratações.