Atacante de 19 anos recebe elogios do técnico Ney Franco e do presidente eleito, Maurício Assumpção, após ser vice-artilheiro da OPG, com 14 gols
Raphael Andriolo
GLOBOESPORTE.COM
No momento em que o Botafogo perde jogadores importantes e o técnico Ney Franco avisa que utilizará os garotos da base alvinegra para a temporada 2009, o atacante Laio, de 19 anos, pode resolver o problema no ataque. Após terminar como vice-artilheiro (14 gols) do Torneio Octávio Pinto Guimarães (OPG), o atleta recebeu elogios do presidente eleito do clube, Maurício Assumpção, e do próprio Ney.
(Assista ao vídeo: Laio, Ney Franco e Maurício Assumpção conversam com o GLOBOESPORTE.COM)
- Eu vi o Laio no jogo contra o Bonsucesso e ele fez dois gols. O garoto tem uma condição física boa, faro de gol, é um centroavante de área e muito técnico. Puxado para o time de cima, precisa ser trabalhado, treinar com os profissionais, o que é outro mundo. Eu, particularmente, gostei muito do futebol do Laio - confessa o futuro presidente alvinegro.
Ao lado de Jougle e Wellington Júnior, Laio é um dos três nomes confirmados para integrar o time profissional na próxima temporada. Versátil, o atacante de 1,84m atuava pelo Rio Branco, de Campos dos Goytacazes (RJ), e recebeu um convite para defender a camisa do Glorioso. Prestes a completar um ano de clube, em janeiro, Laio deixou a família no Norte Fluminense e hoje mora com os tios em São Gonçalo.
Ney Franco fez questão de assistir à final da OPG para observar os juniores do Bota. Durante o Brasileirão 2008, Laio teve a oportunidade de treinar com o time principal e até foi relacionado para o jogo contra o Palmeiras, mas não atuou pois o atacante Wellington Paulista se recuperou e teve condições de jogo. Pelo visto, o menino de Campos conta com o apoio do comandante, que mantém os pés no chão e sabe que ainda há muito trabalho a ser feito.
- É um jogador que estamos olhando com muito carinho. O mais forte dele é a finalização. Ele chuta bem com o pé direito e com o esquerdo, tem um cabeceio muito bom e se posiciona bem dentro da área. O Laio é um potencial, mas precisa ser trabalhado. Essa transição da base para o profissional é difícil, alguns jogadores já aproveitam na primeira oportunidade, e outros você tem que ter um pouco mais de paciência. O básico ele tem, que é o talento - afirma Ney Franco.
Atacante Laio promete vontade de sobra no elenco profissional do Alvinegro
arte/GLOBOESPORTE.COM
Laio, a esperança de gols do Bota para 2009 Apesar da pouca idade, Laio manda um recado aos torcedores do Botafogo: "Podem confiar em mim, porque vou subir cheio de vontade". Sem meias palavras, a promessa alvinegra confia no próprio taco e em seu "estilo próprio".
- Não acho meu futebol parecido com o de ninguém. Tenho um estilo próprio. Sou brigador dentro da área, gosto de me movimentar pelas costas dos zagueiros e sei finalizar com as duas pernas. Também sou rápido e acho que é por isso tudo que estou me destacando - avisa o jovem atleta, que ainda revela o que está faltando aos atacantes da atualidade:
- Falta tranqüilidade dentro da área para fazer o gol. A gente vê o tanto de gol perdido por aí, e atacante tem que saber decidir na hora certa.
Contente com a promoção para a equipe principal, Laio sonha em ser reconhecido pela torcida do Glorioso e fazer história pelo clube. Quanto aos ídolos do garoto, apenas os pais. A admiração fica por conta do futebol de Wellington Paulista, que, se permanecer no Alvinegro em 2009, pode ser companheiro de ataque da revelação botafoguense.
- Tirando meus pais, não tenho ídolo. Pela minha posição, admiro o Wellington Paulista. Ele sabe fazer gol, sabe bater com as duas pernas e tem habilidade. Comigo nos profissionais e se ele continuar no Botafogo, quem sabe a gente não possa formar uma dupla de ataque? - finaliza.
JÓIA DE 2009: LAIO, ATACANTE DO BOTAFOGO
Nome Laio Azeredo dos Santos
Posição atacante
Idade 19 anos
Natural Campos dos Goytacazes (RJ)