LANCEPRESS!
A vaga na Copa Libertadores está próxima e vai ser decidida casa, onde o Palmeiras fez a diferença no Campeonato Brasileiro. Disposto a salvar o segundo semestre, o Verdão recebe o Botafogo neste domingo, às 17h, no Palestra Itália, dependendo de uma vitória para chegar ao torneio continental. Já o Alvinegro está garantido na Copa Sul-Americana e quer encerrar o Brasileiro com moral.
A vaga poderia ser conquistada na Bahia, mas como a campanha não é das melhores fora de casa, ficou apenas no empate com o Vitória. Resultado que mostra as discretas atuações longe de seu domínio. Em 19 jogos, foram cinco vitórias, seis empates e oito derrotas.
Mas ao lado da torcida o quadro é diferente. Das 18 partidas, foram 14 vitórias, dois empates e duas derrotas, sofridas por Grêmio e Sport.
Para o jogo decisivo, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem as voltas de Leandro e Pierre, que estavam suspensos. Por outro lado, Martinez, suspenso, e Alex Mineiro não jogam. Na vaga do líbero, entra Jéci. Evandro será mantido no time no lugar do artilheiro, que não esteve ´na última partida.
No Botafogo, para Ney Franco, a partida deste domingo vale não somente para definir o futuro do arqui-rival Flamengo, o que deve ser tratado de maneira respeitosa. O técnico garante que irá em busca da vitória para evitar fechar a temporada com uma seqüência negativa de oito jogos sem vencer, a pior do clube em 2008.
- Não quero iniciar o próximo ano com a pressão de que não vencemos há tantos (oito) jogos. Vamos procurar nos aproveitar da pressão de ter que conquistar a vaga que o Palmeias sofrerá e surpreender - imagina Ney, que lembrou da partida no Engenhão, quando seu time bateu o de Vanderlei Luxemburgo por 1 a 0, no fechamento do primeiro turno.
Por outro lado, com a debandada de jogadores já anunciada, alguns parecem desconfortáveis em falar sobre entregar ou não a partida para o rival.
- Não tem essa. Aliás, se tiver alguém sem vontade, que fique no Rio. Não iremos lá passar vergonha - disse, firme, o zagueiro Andre Luis, um dos poucos titulares que seguirá na próxima temporada.
Já sem Túlio, que rescindiu contrato e acertou com o Corinthians, o Fogão não terá Renato Silva e Jorge Henrique também. De malas prontas para dar adeus à General Severiano, o zagueiro apareceu no clube apenas para se exercitar essa semana, e o atacante sofreu com uma gripe. Com isso, ambos não farão nem mesmo uma despedida com a camisa alvinegra.
Despedida que vai dar o tom do momento de Triguinho e, muito provavelmente, de Lucio Flavio nesta tarde de domingo no Parque Antartica. Recuperado de lesão na clavícula, Wellington Paulista jogará isolado no ataque, já que Ney optou por escalar três zagueiros e seis homens no meio-de-campo.
FICHA TÉCNICA:PALMEIRAS X BOTAFOGO
Estádio: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Data/hora: 07/12/2008, às 17 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA/MG)
Assistentes: Roberto Braatz (FIFA/PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
PALMEIRAS: Marcos, Gustavo, Jéci e Maurício; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva, Evandro, Diego Souza e Leandro; Kléber.
BOTAFOGO: Renan, Emerson, Edson e Andre Luis; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Lucio Flavio, Lucas Silva e Triguinho; Wellington Paulista - Técnico: Ney Franco