Total de visualizações de página

Decisão do mais equilibrado Brasileiro de pontos corridos fica para a última rodada

São Paulo fica a um ponto do título, mas chances do Grêmio crescem. Portuguesa e Ipatinga caem. E risco do Vasco segue alto.

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



O Campeonato Brasileiro mais equilibrado desde a adoção dos pontos corridos, em 2003, vai ser decidido mesmo na última rodada. Dois rebaixados para a Série B já foram definidos (Portuguesa e Ipatinga), mas o nome do campeão só vai ser conhecido na rodada 38, no dia 7.

E a emoção que marcou este domingo certamente será repetida daqui a seis dias. São Paulo e Grêmio brigam pelo título, e quatro clubes lutam por duas vagas na elite em 2009.

Assista aos gols da 37ª rodada no vídeo ao lado

Mais de 65 mil torcedores do São Paulo pagaram ingresso e lotaram o Morumbi com a esperança de comemorar duas marcas históricas do Tricolor Paulista: os inéditos hexacampeonato nacional e a conquista de três títulos consecutivos. Mas o Fluminense não se intimidou, fez uma boa atuação, criou várias oportunidades de gol, reclamou de um pênalti sobre Washington e conseguiu um empate por 1 a 1, impedindo a festa do adversário.

Mas as chances do São Paulo ser hexa ainda são significativas. De 72%, segundo o matemático Tristão Garcia. Um empate com o Goiás no Bezerrão (DF), domingo, é suficiente para o Tricolor Paulista.Em Minas Gerais, o "Imortal" Grêmio não desperdiçou a chance, goleou (e rebaixou) o Ipatinga, garantiu presença na Libertadores-2009 e segue vivo na luta pelo título.

As possibilidades da equipe levantar o caneco subiram de 3% para 28%, pelos cálculos de Tristão. Para ganhar pela terceira vez o título brasileiro, o Tricolor gaúcho precisa derrotar o Atlético-MG (já classificado para a Copa Sul-Americana) no Olímpico e torcer para que o Goiás supere o São Paulo. Assim, superaria o rival no número de vitórias (21 a 20).


Agência/Photocâmera
O Fluminense jogou bem no Morumbi e impediu a festa do São Paulo

A torcida gremista confia no retrospecto recente do time goiano. Apesar de classificado antecipadamente para a Copa Sul-Americana, o time goiano voltou a obter um bom resultado neste domingo. Depois de segurar a Portuguesa no Canindé na antepenúltima rodada, o Goiás atrapalhou a vida do Flamengo, deixando o time rubro-negro mais distante da Libertadores.

O time carioca fez 3 a 0 no Maracanã com 35 minutos de jogo. O que não desanimou o Alviverde goiano, que suou a camisa e foi buscar o empate. O empate foi péssimo para o Flamengo, que não depende de si para conquistar a sonhada vaga no torneio continental.

Em quinto lugar, com 64 pontos, o Rubro-Negro carioca precisa derrotar o Atlético-PR em Curitiba na última rodada e torcer por um tropeço de Palmeiras ou Cruzeiro. O time paulista não conseguiu superar a defesa do Vitória em Salvador, mas comemorou o empate por 0 a 0.

Com os maus resultados de Flamengo e Cruzeiro, o Palmeiras ganhou uma posição na classificação, chegando ao terceiro lugar. E garante a vaga na Libertadores se vencer o Botafogo no Palestra Itália.

O Cruzeiro também depende apenas de si para disputar a competição em 2009. Mesmo perdendo para os reservas do Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio. Um resultado que confirmou a oscilação do time mineiro na competição: boas apresentações em casa e más atuações fora de Minas.


Chances de título

Libertadores

Confrontos

São Paulo
72%
Classificado
Goiás (f)
Grêmio
28%
Classicado
Atlético-MG (c)
Cruzeiro
-
94%
Portuguesa (c)
Palmeiras
-
90%
Botafogo (c)
Flamengo
-
16%
Atlético-PR (f)

FONTE: Infobola

Emoção na disputa pela permanência na elite Se na parte de cima da tabela, a disputa está emocionante, a batalha pela permanência na Série A também vai exigir coração forte dos torcedores de Náutico, Atlético-PR, Figueirense e Vasco.

Jorge William/O Globo
O Vasco superou o Coritiba fora de casa, mas segue em situação delicada
O time carioca foi para o intervalo da partida contra o Coritiba fora da zona de rebaixamento, mas acabou a rodada na mesma colocação em que iniciou o domingo (18ª).

No Couto Pereira, a criticada defesa vascaína conseguiu parar o artilheiro Keirisson, ajudando a equipe a vencer por 2 a 0. O resultado foi importante, mas a situação do time ainda é delicada, sem depender das próprias forças. O risco de cair é de 70%, segundo Tristão Garcia. Para evitar uma inédita queda para a Série B, o Vasco precisa derrotar o Vitória em São Januário e torcer para, pelo menos, tropeços de dois dos três rivais diretos: derrota do Náutico para o Santos na Vila Belmiro e empates em casa do Atlético-PR e Figueirense com Flamengo e Inter, respectivamente.

Dos quatro ameaçados, Náutico e Atlético-PR se salvam se vencerem seus compromissos na rodada final. Em um confronto direto pela permanência na Série A, o Furacão saiu na frente nos Aflitos, mas o Timbu virou no segundo tempo, vencendo por 2 a 1. As equipes trocaram de posição na tabela. Com 43 pontos, o time pernambucano subiu para o 15º lugar, uma colocação à frente do Rubro-Negro paranaense (42).

Em seguida na classificação vem o Figueirense. Assim como o Vasco, o time catarinense venceu fora de casa neste domingo, mas não conseguiu deixar o grupo dos quatro últimos: 3 a 1 sobre o Botafogo no Engenhão. Para se salvar, a equipe precisa derrotar na última rodada o Inter em Florianópolis e torcer para derrota do Náutico ou empate, no mínimo, do Atlético-PR.

A Portuguesa não está mais nessa briga. Um ano depois de comemorar o acesso à Série A, a Lusa caiu para a Segundona ao empatar no Canindé com o Sport (2 a 2). E vai enfrentar no ano que vem o Ipatinga, que, ao perder para o Grêmio, não tem mais possibilidade de abandonar a lanterna do Brasileiro.

Já Santos e Fluminense ainda têm chances matemáticas de queda. Mas estas são apenas realmente matemáticas.

Depois do empate sem gols com o Atlético-MG, o Peixe somente cairia para a Série B com uma praticamente impossível combinação de resultados. Incluindo improváveis goleadas. Para Tristão Garcia, o risco de queda de Santos e Flu é desprezível.


Risco de rebaixamento
Confrontos

Ipatinga
Rebaixado
Fluminense (f)
Portuguesa
Rebaixada
Cruzeiro (f)
Vasco
70%
Vitória (c)
Figueirense
62%
Inter (c)
Atlético-PR
35%
Flamengo (c)
Náutico
33%
Santos (f)
Santos
Zero
Náutico (c)
Fluminense
Zero
Ipatinga (c)

FONTE: Infobola