No dia 17 de dezembro de 1995, Botafogo empatou com o Santos no Pacaembu e levantou a taça
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O dia 17 de dezembro é marcante para os torcedores alvinegros. Há exatos 13 anos o Botafogo conquistava o seu único título do Campeonato Brasileiro depois de empatar em 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu. O time, comandado por Paulo Autuori, tinha como astros os atacantes Donizete e Túlio Maravilha. A data é lembrada pelo site oficial do clube.
Em 27 jogos disputados na competição, o Botafogo venceu 14, empatou nove e perdeu quatro. Foram 46 gols marcados, sendo que metade feitos por Túlio, artilheiro da competição. A equipe ainda contava com o goleiro Wagner em grande forma, além da revelação Beto e do meia Sérgio Manoel. A defesa era comandada pela dupla Wilson Gotardo e Gonçalves.
Confira a ficha da final de 1995 clicando na Futpédia!
Na primeira partida da decisão, no Maracanã, o Botafogo venceu por 2 a 1 o Santos, com gols de Gotardo e Túlio. A partida de volta foi marcada pela polêmica arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, que validou um gol do camisa 7 em posição de impedimento, além de ter anulado um gol de Camanducaia em posição legal. No entanto, o gol de Marcelo Passos, do Santos, nasceu de um toque de mão de Marquinhos Capixaba.
Depois de Túlio ser levantado nos braços pelos torcedores do Botafogo que estavam no Pacaembu, a equipe foi recebida com muita festa na volta ao Rio de Janeiro. Foi a consagração de um grupo que começou a competição de forma desacreditada.