Total de visualizações de página

Oswaldo valoriza experiência negativa e se renova: 'Tenho longo caminho'

Técnico lembra que disputou seu primeiro Carioca e mantém otimismo para a sequência do ano. Antônio Carlos não compara com derrotas passadas

 

Por André Casado e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Estreante em Campeonatos Cariocas, Oswaldo de Oliveira perdeu a chance de já levantar logo o troféu da competição que o fez se apaixonar pelo futebol. Mas nada de baixar a cabeça. Derrotado duas vezes pelo Fluminense, por 4 a 1 e 1 a 0 (após quatro jogos sem derrota para o rival tricolor), o técnico valoriza a experiência e espera crescimento de seu elenco para o restante da temporada. Além disso, faz questão de ratificar sua permanência, mostrando otimismo de um jovem.

- Ainda tenho um longo caminho pela frente. É meu primeiro Carioca, espero ter outras chances de tentar vencer. Nós estamos terminando esse Carioca e em preparação para o Brasileiro com muito otimismo de ter sucesso nas próximas competições. Toda experiência é importante. A experiência negativa nos dá pontos importantes a serem reparados - comentou Oswaldo, de 61 anos.

oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo) 
 
Oswaldo de Oliveira só viu seu Botafogo vacilar na reta final (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
O zagueiro Antônio Carlos também fala em aprender novas lições, mas descarta comparações com outros momentos de derrota, evitando o estigma de time que não é de chegada. E admite que a invencibilidade pode ter acoberto alguns erros.

- Não dá para falar do que aconteceu no ano passado. Era outra situação. Este ano, perdemos para um grande time na final, de uma maneira complicada. Sempre fizemos jogos equilibrados com o Fluminense, mas agora não. Isso influenciou na Copa do Brasil também. Temos que nos centrar em nossos erros. Não é porque vence que não tem erros. Mas, quando se perde, aparecem muitos. Tomara que cheguem esses reforços que estão falando - disse.

No domingo, o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro, no Engenhão, contra o São Paulo, que não levou o Paulistão, mas está vivo na Copa do Brasil. A partida acontece às 16h. Antes, até sexta, o elenco alvinegro fica em Saquarema se preparando melhor para a nova fase.