Total de visualizações de página

Vira-vira e vaga na Copinha: Botafogo bate São José-SP com dois de Sassá

Time carioca começa mal, mas se recupera, domina o anfitrião e avança: 4 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM São José dos Campos, SP
 
O susto no início serviu para acordar o Botafogo. Com o apoio da torcida, o São José-SP abriu dois gols de vantagem, mas não suportou a maior qualidade técnica e física do rival carioca, que embalou e fez 4 a 2, com dois de Sassá, na noite desta sexta-feira, e se classificou para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 100% de aproveitamento no Grupo W.

A chave ainda teve o jogo preliminar entre Americano-MA e Vila Nova-GO, que terminou com a vitória dos nordestinos por 2 a 1. O trio está fora. Apenas o Glorioso, que ainda não tem título da competição, está garantido na sequência. Vale lembrar que o grupo está desfalcado, já que seis dos maiores valores nascidos entre 1992 e 1993 estão integrados aos profissionais.

Surpresa e equilíbrio
Bastaram seis minutos para o anfitrião sair na frente, encurralar o favorito e empolgar o público que compareceu em bom número ao estádio Martins Pereira. O atacante São Bento, de cabeça, e Alan, de frente para o goleiro Andrey, aproveitaram-se de falhas da nervosa defesa do Botafogo. Até a metade da etapa o São José ainda mantinha algum domínio, aparentando que não teria problemas para triunfar.

Aos poucos, porém, o panorama mudou. Os jovens alvinegros puseram a bola no chão e passaram a criar algumas chances. O recuo excessivo dos paulistas também ajudou. Além disso, a defesa do São José mostrava o mesmo nível da alvinegra, e Sassá, sozinho, concluiu de coxa um escanteio da direita para reduzir o marcador, equilibrando as ações.

O gol deu ânimo, e logo o empate saiu. O mesmo Sassá, participativo, girou em cima da marcação e arriscou de longe, de pé esquerdo, acertando o ângulo direito de Yago. O 2 a 2 já era suficiente para a vaga carioca, cenário bem diferente dos paulistas. Na saída para o intervalo, a diferença de motivação entre os jogadores das equipes era visível.

Contragolpes fulminantes
Mas não adiantou a conversa, nem as mudanças táticas feitas pelo técnico Gerson Felix. O São José permaneceu apático e errando muito no campo de ataque. À exceção foram duas jogadas: na primeira, São Bento chegou atrasado e não tocou para o gol; depois, o goleiro Andrey fez um milagre, após dar rebote em cobrança de falta e, no reflexo, evitou gol de cabeça de Fernando.

Assim, aos 14 e 17, no contra-ataque, o Botafogo embalou e resolveu a partida, com gols do camisa 9 Wellington, de cabeça, completando passe de Allano, e de Otávio, após rebote e falha do goleiro, que largou a bola na frente do volante alvinegro. Até o fim da partida, foi só "cozinhar" o duelo, com toques de lado, sem ameaças. E ainda houve tempo para o goleiro Andrey, nos acréscimos, tentar marcar de falta. Na meia-lua, a bola foi forte, mas no travessão.