Total de visualizações de página

Sob chuva fina, jogadores do Botafogo fazem treino técnico de muita pegada

Com circutos formados por grupos setorizados, Oswaldo elogia evolução

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Os jogadores do Botafogo enfrentaram uma chuva fina e constante pela primeira vez na pré-temporada, mas nada que intimidasse a intensidade do treino, na manhã desta terça-feira, em General Severiano. O método utilizado claramente é um dos preferidos de Oswaldo de Oliveira, onde quadrados dão demarcados com fitas, e quatro jogadores rodam a bola rapidamente com o restante, dentro da figura. Os grupos são setorizados de acordo com a função de cada um.

Andrezinho durante treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Andrezinho, M. Azevedo e Antônio Carlos disputam bola no quadrado (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
Os ofensivos Andrezinho, Maicosuel, Elkeson e Loco Abreu, por exemplo, ficaram juntos, assim como os volantes Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen e Brinner, os atacantes reservas Jobson, Caio, Alex e Felipe Menezes, os defensores Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo. Além de uma equipe com os garotos Jeferson, Willian, Cidinho e Vitinho.
Durante a atividade, o treinador e seus auxiliares orientoaram e exigiram muita pegada, com toques ágeis, sem erro. Provavelmente, a técnica o acompanhou nos cinco anos de Japão, onde a agilidade e a disciplina dos pupilos dava o tom. Algumas frases foram as seguintes:

 - Vamos, vamos, pega!

- Melhorou muito dessa vez!

Loco Abreu no gol durante treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Brincalhão, Loco vê a bola entrar no gol sem se
esforçar (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
No fim da movimentação, que durou cerca de uma hora e meia, Loco Abreu foi desafiado por Elkeson a virar goleiro. Relaxado, o uruguaio não se esforçou e apenas "fora" a cada chute dos companheiros, enquanto bebia sua água tranquilamente. Fora do circuito, os goleiros foram novamente mais exigidos, com um treino mais longo e específico com os preparadores.

Herrera volta nesta quarta-feira

O argentino Herrera tem chegada prevista para esta quarta-feira, depois de ficar três dias em seu país resolvendo problemas particulares. O atacante foi liberado pela diretoria e acabou parte da preparação, mas não causa preocupação. Ele se reapresentaria a tempo, portanto, do primeiro coletivo de 2012, no Engenhão, à tarde. Herrera será reserva nos primeiros momentos.

Quanto ao volante Somália, a reapresentação segue indefinida. A diretoria pediu para o jogador atrasar o retorno, já que ainda há a tentativa de emprestá-lo. A integração não deve mesmo ocorrer. O zagueiro Gustavo está acertando com a Portuguesa, assim como a existe a chance de o atacante Caio seguir o caminho. Já o meia Bruno Tiago também vai ser negociado para ganhar experiência.