Total de visualizações de página

Sem comparações, estilo Barcelona serve de exemplo para o Botafogo

Antônio Carlos deixa claro que modelo deve ser copiado, mas não garante vitória: 'Às vezes, é melhor ter 20% de posse de bola e vencer'

Por Thales Soares Direto de Saquarema, RJ
 
Antônio Carlos coletiva Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Antônio Carlos quer que Bota siga modelo do Barça
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O jeito Barcelona de jogar virou modelo para o mundo. Todos querem entrar no ritmo do futebol espanhol, comandado pelo argentino Messi. O sonho de alcançar o feito improvável também existe no Botafogo, apesar do reconhecimento das limitações. O técnico Oswaldo de Oliveira trabalha um estilo semelhante ao apresentado pelo atual campeão do mundo. São práticas de pressão na saída de bola e troca de passes intensa, com a valorização da posse.

Os jogadores entenderam o recado e sabem que o modelo deve ser seguido de alguma forma. Com volantes capazes de dar passes precisos, como Marcelo Mattos e Renato, e três armadores, com apenas um atacante, Oswaldo encontrou uma fórmula capaz de seguir o estilo, mas sem o talento mágico do Barcelona. Até quem defende procura entrar no jogo para aproveitar o que o exemplo de sucesso para o mundo pode dar de melhor.

- Imitar o Barcelona é difícil. Todo mundo quer jogar igual, mas eles plantaram isso ao longo do tempo. Não foi de um ano para cá. Eles estão há uns três anos juntos, prezam a posse de bola e fica ainda mais complicado ainda de pará-los quando o adversário espera que venham com a bola. Aqui, falta uma adaptação grande e um entrosamento maior, além do elenco bastante qualificado que eles têm, com vários jogadores de seleção - comentou o zagueiro Antônio Carlos.

Seguir o exemplo é importante para quem pretende se manter em alto nível. Mas nem sempre a mesma fórmula que funciona para o Barcelona servirá para o Botafogo. Os jogadores têm procurado seguir as estratégias montadas por Oswaldo, mas lembram que sem gols não adianta ter o domínio completo do jogo.

- Não adianta ficar com a bola 80% do tempo e não sair do 0 a 0. Às vezes, é melhor ter a posse 20% do tempo e vencer - comentou Antônio Carlos, destacando a entrada de Andrezinho, contratado em dezembro para assumir a camisa 10 do Botafogo. - Ele cadencia mais o jogo, tem uma boa visão do campo e vai fazer gols, assim como Elkeson e Maicosuel.