Total de visualizações de página

Ronaldo diz que Neymar tem de sair do Brasil para vencer Bola de Ouro

Para ex-atacante, brasileiro pode superar Lionel Messi mas, para isso, precisa se transferir para o futebol europeu

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
 
ronaldo zidane bola de ouro fifa (Foto: EFE) 
Ronaldo e Zidane foram convidados especiais do
evento na Suíça (Foto: EFE)
Ronaldo foi convidado especial da Bola de Ouro, a premiação de melhor jogador do mundo, que ele conquistou três vezes. Coube ao ex-atacante entregar o prêmio principal da noite em Zurique. Mas o jogador que ele espera ver em breve vencendo o prêmio não estava entre os nomeados - teve de se contentar com o Prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito da temporada. Ronaldo acredita que Neymar tem condições de ir mais longe do que Lionel Messi, mas, para isso, precisa trocar o futebol brasileiro pelo europeu.

- Neymar pode não apenas alcançar como superar Messi. Ele tem um talento muito grande para ficar só no Brasil. É egoísmo. É um talento que a gente tem que exportar e fazer com que ele domine o mundo, que seja o dono do mundo jogando a bola que ele joga. A importância e a competitividade do futebol europeu são muito grandes - afirmou.

O pentacampeão disse já ter sofrido críticas no Brasil por dizer que Neymar deve deixar o país, mas citou a si próprio como exemplo de que um jogador pode tornar-se ídolo nacional atuando no exterior.

- Eu já levei algumas pancadas por ter dito isso, mas cada um tem sua opinião e ela tem que ser respeitada. Sei que existe aquele sentimento de acompanhar de perto o ídolo, mas o brasileiro também acompanha os jogos na Europa, também adora ver o Barcelona e o Real Madrid. Eu joguei minha vida praticamente toda fora do país. A admiração é a mesma, se não for maior.

Ronaldo atuou nos dois clubes que disputam a contratação de Neymar na Europa, Real Madrid e Barcelona. Ele diz ter um clube preferido, mas não crê que seria a mesma opção de Neymar.

- Eu torço para o Real Madrid, mas, do jeito que o Barcelona está jogando, é claro que ela é a melhor equipe do mundo, difícil competir. Mas isso é a escolha do Neymar. Se ele quis ficar no Brasil, temos que respeitar. Mas ele tem que vir para Europa e crescer também.

Três vezes o melhor jogador do mundo, Ronaldo brincou sobre participar novamente da festa.

- Não sei se vou entregar o prêmio. Acho que vou pegar o troféu e sair correndo.

neymar bola de ouro fifa (Foto: AFP) 
Cheio de estilo, Neymar levou o prêmio de gol mais bonito do ano de 2011 pela Fifa (Foto: AFP)