Total de visualizações de página

Pelos filhos, Loco Abreu traça planos para ser o maior artilheiro na ativa

Apesar de preferir a satisfação de ser campeão, atacante do Botafogo, 'louco' também por estatísticas, fica ainda mais atento após lista da IFFHS

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
loco abreu botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Loco Abreu trabalha na pré-temporada do Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Aos 35 anos, Loco Abreu tem muita história para contar. Sempre um personagem de destaque, o uruguaio vestiu camisas de 17 clubes, além da seleção de seu país. Fez gol em decisão por pênalti em Copa do Mundo, virou ídolo no Uruguai, onde comanda um programa de televisão, e defendeu o Nacional, sua paixão. Hoje, no Botafogo, se preocupa com o legado que deixará para seus quatro filhos, principalmente os gêmeos Facundo e Franco, de apenas três anos de idade, que terão poucas chances de vê-lo em ação.

Por isso, Loco se apega aos números para mostrar os feitos de sua carreira. Décimo maior artilheiro de primeira divisão em atividade, segundo a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), o atacante planeja voos ainda maiores na reta final de sua vida como jogador de futebol. Pretende assumir o primeiro lugar.

- Para minha felicidade, aos 35 anos, estou nessa lista. Isso significa muita coisa. Alguns jogadores fazem gols em uma temporada e ficam outras sete sem fazer. Isso é uma motivação para continuar jogando, fazendo gols e, daqui a pouco, ser o primeiro colocado - afirmou Loco Abreu, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM.

- O legal para mim é que os gêmeos só vão saber o que eu fiz na minha carreira pelos números e vídeos. É importante que eles saibam o que o pai deles fez.

Com 236 gols em 421 jogos de primeira divisão, Loco se apega à idade para chegar ao topo da lista. Muitos dos rivais estão perto do fim de carreira e apenas dois deles são mais novos: Raúl, do Schalke 04, e Henry, que voltou ao Arsenal. Eles têm 34 anos e marcaram 250 e 249 gols, respectivamente, atualizados até o dia 31 de dezembro do ano passado.

loco abreu botafogo treino autógrafo  (Foto: Jorge William / O Globo) 
Loco Abreu distribui autógrafos depois do treinamento do Botafogo (Foto: Jorge William / O Globo)

- Com todo respeito, só considero dois jogadores na minha frente (Raúl e Henry), que disputam campeonatos tão disputados quanto o Brasileiro, que é o terceiro mais forte do mundo (também segundo o IFFHS). Depois de 18 temporadas, mostra que valeu a pena todo o sacrifício - afirmou Loco Abreu, que tem cinco artilharias e 12 títulos em seu currículo.

Maiores artilheiros na ativa
 
Aleksandar Djuric (Tampines Rovers/CIN) 336 gols
Maksim Gruznov (Trans Narva/EST) 298 gols
Rivaldo (atualmente sem clube) 272 gols
Juan García Rivas (Zamora/VEN) 271 gols
Raúl (Schalke 04/ALE) 250 gols
Thierry Henry (Arsenal/ING) 249 gols
Sergio Ibarra (Cienciano/PER) 246 gols
Sigurd Rushfeldt (Tromso/NOR) 246 gols
Jafar Irismetov (Zarafshan/UZB) 239 gols
Loco Abreu (Botafogo) 236 gols

A preocupação com as estatísticas na vida de Loco Abreu é tão grande que seu site oficial fornece todos os números de sua carreira. Depois de acompanhar a ascensão e queda de vários companheiros e ex-jogadores, entendeu a melhor forma de não ser esquecido quando parar de jogar futebol.

- A estatística não dá para esquecer. Vi jogadores serem injustiçados. Eles tiveram uma baita carreira e, por não terem ido bem no fim, seus números são esquecidos. Quando você olha esses números, lembra dos feitos. Sempre me preocupei em manter isso de uma forma fácil de ser acessada. No site, tem tudo e mantenho sempre atualizado - disse Loco Abreu.

A loucura por números começou com a necessidade de crescer como atleta. Ex-jogador de basquete, aprendeu que eles poderiam ajudar a melhorar os fundamentos. Levou a lição para o futebol quando começou a atuar no campo. Apesar de contabilizar os gols, Loco reconhece que não há sentimento como o de levantar uma taça.

- A satisfação de ser artilheiro não se compara com a de ser campeão - afirmou Loco, sem prometer um número de gols para 2012 apesar de sua corrida para ser o maior goleador em atividade. - Faz tempo que não tenho uma meta de gols em uma temporada. Jogo para ser campeão. Se marcar, é um algo mais - afirma.

A última vez em que Loco comemorou uma artilharia foi em 2006, no Torneio Clausura do México. Na época, marcou 11 gols com a camisa do Dorados, mesma marca do Apertura de 2005, quando também terminou como artilheiro da competição. No Brasileirão do ano passado, foram 13, seu número da sorte, em 23 jogos, uma média semelhante da geral, que o motiva a continuar. No geral, são 51 gols em 88 partidas disputadas.

Loco Abreu fez 13 gols no Brasileiro de 2011 e tem 51 em 88 jogos, ao todo, pelo Bota
 
- Depois, bati três vezes na trave. Na Libertadores de 2008, pelo River Plate, fiz sete e os artilheiros (Cabañas, Palermo e Marcelo Moreno) tiveram oito. No Carioca de 2010, perdi para o Vagner Love (15 a 11) e, em 2011, foi para o Fred (10 a 9) - comentou Loco, sem preocupação com o jejum.

- Não tem problema. Tomara mesmo que eu seja campeão esse ano mais uma vez.