Total de visualizações de página

Oswaldo de Oliveira renega o 'oswaldês': 'Não acho que falo difícil'

Técnico do Botafogo garante que jogadores o entendem bem no começo de pré-temporada e se sente envaidecido por ser tratado como execeção

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
jogadores reunidos no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Oswaldo conversa com jogadores no treino do
Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
No começo da pré-temporada do Botafogo, alguns jogadores se mostraram preocupados com a maneira de falar do técnico Oswaldo de Oliveira, como o zagueiro Antônio Carlos. No entanto, entre palavras difíceis em preleções e reuniões com o grupo em General Severiano e no Engenhão, o comandante tem conseguido se fazer entender. Pelo menos, é o que ele pensa depois de 10 dias de trabalho no comando do time.

Oswaldo renega o "oswaldês" e não trata seu discurso como uma dificuldade para quem precisa entendê-lo. Na verdade, o técnico se sente envaidecido por ser considerado uma exceção no meio e trata seu vocabulário como uma questão de evolução, com a qual as pessoas deveriam ter maior preocupação.

- Eu tenho 61 anos de idade, dos quais 21 vivi fora do Brasil. Não posso falar como quando tinha cinco anos de idade, que é a idade do meu filho mais novo. As pessoas têm que evoluir. Li muito, vi muita TV, entrei muito na internet e acompanho as pessoas, o que elas dizem. Não acho que falo dificil. Os jogadores estão compreendendo bem e nós temos a prova disso na forma como estão correspondendo - disse Oswaldo.
Para o treinador, o crescimento cultural deveria ser um estímulo para quem vive no mundo do futebol. Muitos jogadores são oriundos de comunidades carentes, têm dificuldade de acessar informações básicas e sofrem na vida adulta com a falta de conhecimento.

- É importante estimular as pessoas para que melhorem o vocabulário, a ler e aprender - comentou o treinador. - Dizem que eu falei coisas que nunca useu na vida. Colocam palavras na minha boca. Datavênia é uma delas. Isso é para advogado.

Uma das provas sobre o entendimento dos jogadores vai acontecer domingo, quando o Botafogo disputará um jogo-treino com o Boavista, em Bacaxá, como parte da última semana de treinamento, que será realizada em Saquarema. O time estreia dia 22 no Campeonato Carioca, contra o Resende, no Engenhão.