Total de visualizações de página

Mattos aceita cobrança, mas cutuca: 'Quando luta para não cair é guerreiro'

Volante reitera que time deu razão para torcedor acreditar e destaca que o trabalho redobrado em 2012 pode fazer com que títulos não escapem

or André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Marcelo Mattos do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Marcelo Mattos entende a cobrança e promete mais
em 2012 (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Dia após dia, entre respostas sobre o futuro do Botafogo e as novas expectativas, o assunto queda de rendimento no Brasileirão do ano passado é levantado, e os jogadores fazem questão de emitir opiniões. Os lamentos continuam, mas com a certeza de que o foco do problema já foi identificado. Ansiedade na hora de liderar e opções por vezes restritas no elenco são os mais citados. Marcelo Mattos entende a cobrança, a aceita, mas destaca um ponto, cutucando indiretamente a comoção em cima do rival Fluminense, em 2009: o time alvinegro jamais deixou a parte de cima da tabela.

- Tem essa pressão normal pelo que a gente fez ano passado, a confiança que demos ao torcedor. Poderíamos levar o título de verdade, não levamos e agora eles cobram essa condição, o gostinho que ficou. É natural, positivo, e já estamos trabalhando bastante para que os títulos venham, e nada mais atrapalhe no Carioca, na Copa do Brasil e no próximo Brasileiro. Queremos dar ao torcedor essa alegria. Fomos nós que conquistamos isso, é diferente de termos estado em baixa. Se quando luta para não cair, é chamado de guerreiro. O futebol tem isso - comentou, em referência ao apelido dos tricolores que quase caíram.

A experiência adquirida com o fracasso engrandeceu o elenco, segundo o volante, que foi quase todo mantido, e troca ideias a respeito do que fazer melhor em campo e fora dele na temporada.

- Algo deu errado. Nós mesmos nos cobramos, ninguém quer passar em branco no clube. Quem está há algum tempo no futebol, como eu, sabe que é seguir trabalhando, cada vez mais concentrado. Meu pensamento é de títulos, é o que falta depois do bom futebol. Não pode mais escapar. Começamos 2011 desacreditados, poucos lembram. Falavam que íamos cair no Brasileirão. Mas chegamos a ser cogitados para o título. Isso significa que, independentemente de qualquer coisa, nossa equipe pode ganhar, sim, temos a oferecer. Vamos buscar esses objetivos e dar alegria nesse ano de 2012 - crê.

O Botafogo segue sua rotina de treinos nesta terça-feira à tarde, em General Severiano. A pré-temporada se encerra em Saquarema, entre os dias 15 e 21, provavelmente. Haverá um jogo-treino no estádio do Boavista, contra o time local, no domingo.