Total de visualizações de página

Grandes do Rio mantêm base nos primeiros testes de 2012

Em jogos-treino e amistosos, Bota, Fla, Flu e Vasco esboçam mesma base que terminou a última temporada


Fred, Loco Abreu, Dedé e Ronaldinho continuam sendo as principais peças para 2012
Gabriel Andrezo e Nelson Lima Neto

Rio de Janeiro (RJ)
 
A temporada de 2012 começa oficialmente no próximo final de semana com a primeira rodada do Campeonato Carioca. Mas os torcedores não terão tantas surpresas quando a bola rolar: nos primeiros testes, sendo jogos-treino ou amistosos, a 'espinha dorsal' de Bota, Fla, Flu e Vasco está mantida. A ideia entre os clubes era reforçar o elenco pontualmente, para suprir carências da temporada passada ou repor a saída de peças neste início de ano.

NO VASCO, UM PARCEIRO PARA DEDÉ E O 'DEMOLIDOR'


 
 Tenório é a esperança de gols para a Libertadores (Foto: Miguel Schincariol)  
 
 
Campeão da Copa do Brasil em 2011, o Vasco procurou reforçar os setores mais problemáticos da última temporada. Na zaga, após a saída de Anderson Martins, o substituto Renato Silva não conseguiu ganhar a confiança da comissão técnica e dos torcedores. Caso semelhantes ao da lateral esquerda, posição em que os 'especialistas' não deram conta do recado. Para o ataque, além de repor a saída de Elton, a inconstância de Alecsandro pedia uma sombra à altura para a disputa da Copa Libertadores.

Com isso, a chegada de Rodolfo para formar dupla de zaga com Dedé, e de Thiago Feltri para o lado esquerdo da defesa, muda pouca coisa no time. No primeiro teste, frente ao Comercial-SP, na última semana, o Gigante da Colina continuou a atuar no 4-4-2 da última temporada. O argentino Abelairas e o equatoriano Tenório começaram a treinar com o elenco na última semana e ainda não têm data para estrear.

TIME BASE: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Diego Souza; Bernardo e Alecsandro.
FLU REFORÇA ELENCO E ESPERA POR THIAGO NEVES
 
 Wagner chega para formar dupla no meio com Deco (Foto: Paulo Sérgio)  
 
 
O técnico Abel Braga ganhou boas opções para a disputa da Libertadores. O que resta é a definição da 'novela' de Thiago Neves. O treinador Tricolor espera encaixar as novas peças para fortalecer o elenco que ficou na terceira posição no Brasileirão. Do time titular na temporada passada, apenas Mariano deixou o clube. Para o seu lugar, o lateral direito Bruno, destaque do Figueirense, foi contratado.

Além de repor a lateral direita, o Flu apresentou o zagueiro Anderson, o lateral esquerdo Carleto, o volante Jean e o meia Wagner, destaque no primeiro teste no jogo-treino frente ao Audax-RJ, em Mangaratiba. Nesta terça-feira, a preparação terá mais um jogo-treino contra o Sampaio Correia-RJ, também em Mangaratiba.

TIME BASE: Diego Cavalieri; Bruno, Anderson, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sóbis e Fred.

PRESSÃO E INDEFINIÇÕES SOBRE 'INTOCÁVEIS'

 
  Thiago Neves ainda não definiu sua situação no Fla (Foto: Wagner Meier) 
   
Com a maior atenção voltada para a manutenção dos jogadores chave, as vindas mais significativas foram o lateral-esquerdo Magal e o atacante Itamar. A grande preocupação fica por conta da saída de Thiago Neves, um dos grandes destaques rubro-negros em 2011. A perda de um jogador de qualidade no meio-campo abre espaço para o argentino Bottinelli, que deve ficar com a vaga no setor. Em 2011, o meia chegou antes de Thiago e Ronaldinho, e chegou a ser cogitado como o provável 10 para a temporada, ainda sem os jogadores que se tornariam 'intocáveis' na equipe.

O turbulento momento interno do clube é outro desafio para o ano. Alex Silva não viajou para a Bolívia para disputar a Libertadores, e Ronaldinho tem reclamado de atrasos no pagamento de salários. Apesar de tudo, o trabalho dentro das quatro linhas não deve seguir filosofia diferente de 2011. O esquema deve ser o mesmo, com praticamente todos os titulares mantidos.

TIME-BASE: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.
NO BOTA, ANDREZINHO CHEGA PARA ASSUMIR A 10
 
  Andrezinho já estreou no teste contra o Boavista-RJ (Foto: Ruano Carneiro) 
 

 
De todos os grandes cariocas, o Botafogo foi o que menos fez mudanças em sua equipe. Além de contar com apenas quatro novidades em relação ao time que terminou 2011, quase todos os titulares do elenco permaneceram. A grande mudança na equipe foi a chegada do meia Andrezinho, considerado o homem ideal para preencher uma posição com poucas opções.

Na lateral-esquerda, o Alvinegro perdeu Cortês para o São Paulo, mas contratou o chileno Rojas para seu lugar. Naquela posição, a equipe ainda conta com Marcio Azevedo. Em outros setores do meio-campo, além daquele ocupado por Andrezinho, não há grandes mudanças em relação a 2011. No ataque, Jobson será opção a partir de março, e pode brigar por posição com Loco Abreu.
O esquema montado por Oswaldo de Oliveira deve continuar sendo o 4-2-3-1 do ano passado. Apesar deste ser o padrão inicial do treinador, as características dos jogadores permitem variações táticas.

TIME BASE: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo (Rojas); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu.