Total de visualizações de página

Gramado do Engenhão estará 70% pronto na primeira rodada do Carioca

Alvinegro volta a treinar nesta quarta-feira no campo anexo do estádio, que também passou por reforma. Segundo agrônomo, estreia está garantida

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Botafogo começa a trocar o gramado do Engenhão (Foto: Divulgação/BFR) 
Gramado do Engenhão passa por reformar depois
de uma longa temporada (Foto: Divulgação/BFR)
 
Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, o Botafogo vai treinar na tarde desta quarta-feira no campo anexo do Engenhão. Será a primeira vez que o estádio será utilizado na pré-temporada, que começou no dia 4 de janeiro, com as atividades realizadas na sede de General Severiano. No entanto, o palco principal ainda estará em reforma, já que o gramado segue em tratamento para ser liberado até a estreia do time no Campeonato Carioca, dia 22, contra o Resende. No dia anterior, o Flamengo, atual campeão, abre a competição diante do Bonsucesso, que retorna à elite.

Segundo o agrônomo Artur Melo, responsável pelo trabalho no Engenhão, o palco estará em 70% de sua capacidade no primeiro jogo da temporada. A expectativa é de que esteja próximo dos 100% apenas no fim de fevereiro, depois de um longo trabalho de renivelamento. A chuva no fim do ano atrapalhou o trabalho, que chegou a ter nove dias de atraso.

- Algumas áreas ainda estão com um pouco de areia. Nós contávamos que o gramado estaria coberto no dia 23 dezembro, mas só conseguimos fazer isso no dia 3 de janeiro. Recuperamos parte disso, pelo menos três dias. Só vai estar pronto mesmo no dia 20 ou 21, entre 60 e 70% de sua capacidade. Mas continuamos otimistas e já jogaremos lá no dia 22 - disse Artur, que ainda não recebeu qualquer pedido para um reconhecimento de gramado na véspera da estreia no Carioca. - Se for preciso, acho que poderemos liberar.

Só no Estadual, ainda sem o Maracanã, que voltará à ativa no ano que vem, a tendência é que haja cerca de 30 partidas no local, mesmo com o revezamento de Flamengo e Fluminense no estádio de Macaé e de Volta Redonda. O Vasco, como sempre, manda seus compromissos em São Januário e só vai ao Engenhão para os clássicos.

A expectativa do agrônomo é de que a partir de maio, época na qual o gramado mais sofre, ele já possa contar com as máquinas de iluminação compradas na Holanda. É o mesmo equipamento usado em Wembley para compensar a falta de luz solar em alguns pontos do gramado. O Botafogo, com a ajuda da Ambev, já as adquiriu e espera a chegada para o fim de março.
- Em 2011, sofremos críticas naquela parte crítica do ano. Queremos manter a capacidade do gramado nessa época acima dos 75% para em outubro e novembro se aproximar novamente dos 100% - explicou Artur.

O processo feito no gramado principal foi quase o mesmo utilizado no campo anexo, que ficou um mês sem ser utilizado até ficar à disposição do time profissional, nesta quarta-feira. Nesse caso, o problema é o projeto social que usa o local 44 horas por semana. Apesar de não haver falta de iluminação, o excesso de uso prejudica a manutenção.

- Fizemos descompactação, replantio e renivelamento fino com areia. O mesmo também aconteceu no gramado de General Severiano. Eles podem treinar tranquilamente no campo anexo quarta-feira e sexta-feira, sem problema - afirmou Artur.

A mudança de rota na preparação acontece porque o novo treinador já sente que é hora de praticar a formação 4-2-3-1 que a princípio usará nas competições, com três armadores: Maicosuel, Andrezinho e Elkeson serão os titulares no coletivo. No sábado, a delegação do Botafogo viaja para Saquarema, onde ficará até o dia 20 ou 21. Neste domingo, o time já disputará um jogo-treino com o Boavista, em Bacaxá, distrito do município.