Total de visualizações de página

Freguês do Botafogo pelo Flamengo, Andrezinho é candidato a carrasco

Novo camisa 10 e cercado de expectativa, meia sabe que sofrerá cobrança em sua volta ao Campeonato Carioca depois de oito anos longe da cidade

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Andrezinho no treino do Botafogo em Saquarema
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Nos últimos anos, a rivalidade entre Botafogo e Flamengo aumentou por diversos motivos, de choros a cavadinhas, com decisões seguidas de Campeonato Carioca, entre 2007 e 2010. Com personagens criados a cada confronto, há sempre a esperança do surgimento de um novo carrasco. Um deles é Andrezinho. Criado nas categorias de base da Gávea, foi contratado para assumir a camisa 10 alvinegra e com a esperança de torcedores de que se torne um pé no calo do rival.

Coincidência ou não, quando defendia o Flamengo, Andrezinho não conseguiu vencer o Botafogo nos três confrontos que disputou, sendo dois deles como titular. Pelo contrário, sofreu três derrotas, uma delas por 4 a 2, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo de 2002, quando chegou a marcar um gol. Agora, a expectativa é de que repita o sucesso da semifinal da Copa do Brasil de 2009, quando defendia o Internacional, e eliminou o rival com uma linda cobrança de falta.

- A primeira vez que enfrentei o Flamengo foi pelo Internacional, no Maracanã, e respondi muitas perguntas sobre isso. Todo mundo sabe do meu profissionalismo e vou defender o Botafogo com a intenção de fazer muitos gols, não só no Flamengo, mas em qualquer adversário - afirmou Andrezinho

Com a camisa do Flamengo, ele participou de um jogo na conquista do Campeonato Carioca de 2001 e de seis em 2004, quando saiu antes do término da competição para jogar na Coreia do Sul. Agora, ele voltará a disputar a competição com a camisa do Botafogo. Andrezinho sente saudades do clima dos torcedores do Rio de Janeiro depois de oito anos longe da cidade.

Da mesma forma que não posso deixar os elogios me elevarem, as críticas não devem me abalar. O motivo que me fez aceitar a proposta do Botafogo foi o desafio. E, para ficar marcado na história do clube e ser um ídolo, preciso conquistar títulos"
Andrezinho
 
- A torcida carioca é mais irreverente do que a gaúcha. Estou muito ansioso para voltar a disputar a competição e vou fazer de tudo para vencer - afirmou Andrezinho, lembrando a importância da Copa do Brasil no primeiro semestre. - O Botafogo não conquista um título nacional desde 1995 e precisa disso.

Consciente do papel que representa nessa volta ao Rio, Andrezinho assume o peso que sua contratação tem no momento. O Botafogo já havia tentando a sua contratação no meio do ano passado, mas a negociação não evoluiu na época. Agora, com tudo pronto para a estreia, domingo, contra o Resende, no Engenhão, já se prepara para a cobrança dos torcedores.

- Enquanto estiver tudo bem, com os gols e vitórias acontecendo, não haverá problema. Mas, da mesma forma que não posso deixar os elogios me elevarem, as críticas não devem me abalar. O motivo que me fez aceitar a proposta do Botafogo foi o desafio. E, para ficar marcado na história do clube e ser um ídolo, preciso conquistar títulos - disse Andrezinho.