Total de visualizações de página

Filosofia implementada no vôlei vira exemplo para jogadores do Botafogo

Frases espalhadas pelo centro de treinamento da CBV servem para motivar o grupo alvinegro durante a pré-temporada, em Saquarema

Por Thales Soares Saquarema, RJ
 
frases no CT da CBV (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Frases espalhadas pelo CT em Saquarema
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O vôlei brasileiro é exemplo de trabalho bem feito e vitórias das mais emblemáticas e transformou seus protagonistas em pilares de profissionalismo. O centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei é outra referência esportiva, construído em Saquarema, que conta com instalações modernas, capazes de abrigar um time de futebol. Pelo segundo ano seguido, o Botafogo usa o local para a sua pré-temporada e tem se aproveitado não só da estrutura, mas de frases emblemáticas espalhadas em cada passagem.

Há algumas sem autores específicos, típicas de palestras motivacionais. Outras têm nomes importantes associados, como uma de Martin Luther King. No terceiro dia no centro de treinamento, alguns jogadores já começam a perceber como elas podem influenciar na sequência do trabalho e a na própria vida. Afinal, as seleções de vôlei são exemplo de como elas podem funcionar.

- São frases positivas e verdadeiras, que fazem você acreditar nisso tudo que estão falando. Há uma filosofia implantada aqui que deu certo, com títulos que estão aí para comprovar - comentou o meia Felipe Menezes, destaque do jogo-treino com o Boavista, domingo, quando marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 0.

Há uma filosofia implantada aqui que deu certo, com títulos que estão aí para comprovar "
Felipe Menezes
 
Para o Botafogo, pensar positivamente é fundamental no começo da temporada. No fim do ano passado, o time sofreu um baque no Campeonato Brasileiro, quando deixou escapar a vaga na Taça Libertadores deste ano, com uma sequência final de seis jogos sem vencer. A recuperação começa domingo, na estreia no Campeonato Carioca, contra o Resende, no Engenhão.

- Li algumas frases, mas não guardei muito bem. A gente se concentra na hora do trabalho psicológico dos jogadores. Mas tudo que mexe com o psicológico é fundamental para entrar mais concentrado nos treinamentos e jogos - disse o goleiro Jefferson.

Dormir é o melhor remédio

Na concentração, além das frases, os jogadores procuram outras atividades para fazer o tempo passar. Jogos virtuais e reais são os principais passatempos escolhidos, mas filmes e conversas nos quartos também estão entre eles. Mas nada supera o sono dos justos.

- Em casa, com duas filhas, é difícil dormir. Quando tem treino integral, digo que, em casa, há um terceiro período. Aqui, a gente dorme, se diverte no salão de jogos e conversa. Uns são mais calados, mas é bom mesmo para se conhecer. Há muitos jogadores novos - contou Jefferson.