Total de visualizações de página

Em pouco tempo, Oswaldo ganha o grupo do Botafogo ao estilo Joel

Zagueiro Antônio Carlos compara os dois treinadores e diz que o atual comandante fala bonito, mas também entende a linguagem do boleiro

Por Thales Soares Saquarema, RJ
 
Joel Santana é tratado pelo mundo do futebol como um técnico capaz de conquistar um grupo em questão de minutos. Basta uma conversa ao pé do ouvido para fazer os jogadores se dedicarem ainda mais pelo seu comandante. No Botafogo, essa experiência foi bem-sucedida com a conquista do título carioca de 2010. Agora, a chegada de Oswaldo de Oliveira já começa a ser comparada a do antigo treinador.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Conhecido por seu basto vocabulário, Oswaldo tem outro lado, conhecido mais internamente. Criado em Realengo e frequentador de inúmeras peladas em sua vida, conhece a língua dos boleiros. A dedicação nos treinamentos de jogadores pouco acostumados à marcação, como Loco Abreu, mostra uma conquista do novo técnico em menos de 15 dias de pré-temporada.

- É um cara que viveu no meio do futebol. Ele fala bonito, mas também tem a linguagem do boleiro. É importante saber conversar, entender o jogador. Ele pergunta se alguém está cansado, se precisa dar uma parada e vai ganhando o grupo com isso. Só nos motiva ainda mais, e o grupo corre pelo treinador. Ele já tem um nome, mas vamos tentar lhe dar um título carioca para ficar num quadro do Botafogo como tantos outros - disse Antônio Carlos, que há 12 dias afirmou que alguns jogadores estavam se atrapalhando com o vocabulário usado pelo treinador.

Em sua terceira temporada seguida no clube, o zagueiro é um dos líderes do grupo e sabe diferenciar um ano do outro com autoridade. Em 2010, o time chegou a sofrer uma goleada de 6 a 0 para o Vasco antes de se reerguer sob o comando de Joel. Agora, depois do baque do fim de 2011, Oswaldo começa a fazer o mesmo trabalho.

- Esse ano, o jeito de trabalhar do Oswaldo é igual ao do Joel. Está todo mundo bem focado. O Loco, o Elkeson, todos estão marcando e ajudando. Eles vão se desgastar agora, mas quando estiverem bem fisicamente irão segurar o tranco - comentou Antônio Carlos.