Total de visualizações de página

De Caio Júnior a Oswaldo, Botafogo inicia mudança gradativa de filosofia

Jogadores assimilam novo método de trabalho do técnico, que comandou primeiro treino tático com menos de uma semana de pré-temporada

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Oswaldo oliveira comanda seu primeiro treino no Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM) 
Oswaldo comanda seu primeiro treino no Botafogo
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
Aos poucos, os jogadores do Botafogo parecem começar a entender e gostar do método de trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira. Com menos de uma semana de treinamentos na pré-temporada, ele já comandou o primeiro treino tático com o esboço do time que pretende escalar na estreia no Campeonato Carioca, dia 22, contra o Resende, no Engenhão, e mostrou disposição e proximidade do time nas orientações específicas.

Depois de um Campeonato Brasileiro inteiro sob o comando de Caio Júnior, o time já percebe as diferenças entre um e outro, tanto no discurso quanto na prática. A expectativa é de um rápido aprendizado para o Alvinegro se adaptar rapidamente ao "Oswaldês".

- Ele é participativo, orienta bastante, explica tudo antes, já dá para sentir diferença. Caio dava o treino e esperava corrigir depois. São características de treinador, ele é assim - afirmou Lucas, evitando críticas ao antigo treinador. - Cada um tem o seu jeito. Oswaldo gosta de mostrar logo nas palestras antes da atividade o que quer no campo.

No treinamento de segunda-feira, em General Severiano, colocou oito jogadores titulares de linha contra oito reservas em apenas metade do campo para praticar inversões de jogo, lançamentos longos e chegadas à linha de fundo com rapidez. 

Andrezinho e Loco Abreu fizeram um trabalho separadamente de finalização e tabelas com uruguaio de pivô. Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Marcio Azevedo, Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel atuaram juntos, compondo a espinha dorsal de 2012.

loco abreu botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Crítico de Joel, Loco será único atacante de ofício no 4-2-3-1 atual (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Foi um treino muito bom, de movimentação, com marcação forte e velocidade no ataque. Ele procurou orientar sobre isso antes, foi proveitoso e vamos repetir. Tenho certeza de que vai ajudar nas jogadas de linha de fundo - elogiou Lucas.

Antes até de Caio Júnior, integrante de uma geração mais jovem, o vocabulário rebuscado e a serenidade atual passavam longe do clube. O chefe em questão era Joel Santana, que orientou praticamente este grupo entre fevereiro de 2010 e abril de 2011. Paizão e boleiro, o atual comandante do Bahia prioriza o papo ao excesso de coletivos. E, quando trabalhava assim, sempre interrompia as movimentações para corrigir pessoalmente.

No trato no dia a dia, era adorado, mas teve conflito com a principal voz em campo, o ídolo Loco Abreu, que não apoiava a tática de contra-ataque e o criticou. Já Oswaldo avisou que o que mais lhe encantava na equipe do último Brasileirão era a força ofensiva em casa. Ele pretende priorizá-la para sufocar os adversários e manter a média de aproveitamento no Engenhão.

Caio Junior no jogo do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif) 
Caio Jr. não conseguiu motivar o time após má fase
e logo saiu (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)
 
Antes da estreia no Campeonato Carioca, Oswaldo poderá testar a sua formação titular, que jogará no esquema 4-2-3-1 - com Herrera no banco -, contra o Boavista, domingo, em Bacaxá. Ele apresentou a ideia ao elenco em preleção digital, antes da movimentação da última tarde. Será um jogo-treino no primeiro dia da segunda parte da pré-temporada, que acontece em Saquarema entre os 15 e 21, provavelmente. Até o dia 20, sábado, os treinos se revezam entre sede e Engenhão.

- Não gosto muito de comparar. O Caio é mais tranquilo e o Oswaldo cobra bastante. Os treinos são diferentes, já deu para ver. Mas o Caio ajudou o Botafogo, algumas coisas deram certo, outras, não. Agora, o estilo é outro e também temos chances de ir longe - disse Marcelo Mattos.