Total de visualizações de página

Botafogo versão 2012 faz primeiro teste com poucas mudanças no time

Em jogo-treino com o Boavista, neste sábado, em Bacaxá, time inicia o ano com Andrezinho e Márcio Azevedo, sob o comando de Oswaldo de Oliveira

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
O Botafogo começa neste sábado a ser testado sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira depois de 11 dias de treinamento na pré-temporada. Às 16h (de Brasília), em Bacaxá, vai enfrentar o Boavista, em jogo-treino, com a base mantida e apenas duas mudanças em relação ao time titular que terminou a temporada passada: as entradas de Andrezinho, contratado junto ao Internacional, no lugar do argentino Herrera e do lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que ocupará a vaga de Cortês, vendido ao São Paulo.

No jogo-treino, que será disputado no Estádio Eucyr Resende, a intenção é de que não seja permitida a entrada de torcedores. O Botafogo atuará com o uniforme de treinamento para evitar qualquer caráter de amistoso oficial. Oswaldo usará um time em cada tempo e dará oportunidade a todos os jogadores do grupo, inclusive para o atacante Jobson, suspenso por doping até março.

Oswaldo oliveira comanda seu primeiro treino no Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Oswaldo de Oliveira comanda o treinamento do Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Preciso ver todo mundo em ação. Eu vi a maioria jogando, mas há muitos que ainda não conheço. Essa vai ser a melhor oportunidade antes das partidas oficiais. É um jogo-treino realmente para observar - explicou Oswaldo, que comandou apenas um treinamento coletivo, sábado de manhã, no Engenhão.

O presidente Maurício Assumpção deve estar presente para prestigiar o time, assim como fez no sábado. No coletivo, ele viu um time ofensivo, com uma marcação pressão na saída de bola do adversário, procurando facilitar o trabalho do ataque. A armação do sistema defensivo ainda vem sendo trabalhada por Oswaldo para fazer o seu esquema ser ainda mais eficiente.
- Será uma equipe bastante ofensiva, sem esquecer da ação defensiva. Tento fazer com que entendam quão importante é ter a posse de bola. São coisas básicas que em todo início de trabalho é necessário falar. É um momento de identificar as várias combinações possíveis, com algumas experimentadas e bem sucedidas. O Andrezinho, por exemplo, chegou agora e preciso vê-lo em diferentes situações para futuramente utilizá-lo da melhor maneira - explicou o treinador.

Para o jogo-treino, Oswaldo vai utilizar no primeiro tempo a escalação formada por Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Andrezinho; Elkeson e Loco Abreu. No segundo, a formação deve ser a seguinte: Renan, Gabriel, Matheus, Brinner e Renan Lemos; Lucas Zen, Felipe Menezes e Caio; Jobson, Alex e Herrera. Ainda fazem parte do grupo o volante Elber, os meias Cidinho e Jeferson, os atacantes Vitinho e Willian e o goleiro Milton Raphael.

O adversário promete dar trabalho. O Boavista vem se preparando há um longo período para a disputa do Carioca. Quinta-feira, o time venceu por 1 a 0 um jogo-treino com o São João da Barra e conta com jogadores experientes, como o zagueiro Luiz Alberto, ex-Flamengo e Fluminense, o atacante Somália, ex-Fluminense, e o meia Tony, que passou pelo Botafogo.

O Botafogo segue treinando em Saquarema até o dia 20. Dois dias depois, o time estreia no Campeonato Carioca, contra o Resende, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, no Engenhão. Por enquanto, o único ao acréscimo ao grupo que está em pré-temporada será o lateral-esquerdo chileno Rojas, da Universidad de Chile.