Total de visualizações de página

Botafogo adota o lema dos Três Mosqueteiros pregado por Oswaldo

Treinador mostra para o grupo alvinegro a importância de os jogadores se ajudarem em campo para aumentar o poder de marcação

Por Thales Soares Saquarema, RJ
 
Na ficção, Os Três Mosqueteiros defendem o reino da França com o lema "um por todos e todos por um". Na realidade, o Botafogo tenta fazer o mesmo sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira. A marcação solidária é o principal trabalho realizado na pré-temporada. A preocupação em colocar na cabeça dos jogadores a importância da participação de todos no sistema é grande, pois a medida está longe de ser algo comum no futebol brasileiro.

Com trabalhos em grupos, onde marcação e posse de bola são exercitados, Oswaldo vai colocando na cabeça dos jogadores, sem que eles percebam, esse princípio. Antes do coletivo de sábado, no Engenhão, ele fez questão de frisar a importância da ajuda ao companheiro na marcação e na aproximação das jogadas de ataque. A tática tem sido recompensada com o bom entendimento do grupo.

Oswaldo de Oliveira conversa com jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Oswaldo conversa com jogadores sempre reforçando marcação (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Oswaldo diz que nunca viu uma equipe ser campeã sem a entrega e doação de todos. Eu também não. Ele passa muita confiança para todos os jogadores e para ganhar campeonatos é preciso fazer algo diferente. Trabalhamos com um treinador campeão, que passou muito tempo lá fora, é inteligente dentro e fora de campo. Temos muito o que aprender para levarmos na nossa vida e na carreira - afirmou Marcelo Mattos.

A estreia do time na temporada será contra o Resende, domingo, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Para Marcelo Mattos, a competição já começou desde o jogo-treino com o Boavista, quando os titulares não saíram do 0 a 0 no primeiro tempo e contaram com os reservas no segundo para fazer 3 a 0 no adversário.

Marcelo Mattos no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Mattos se esforça em treino físico em Saquarema
(Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
 
- Tentamos fazer o que ele (Oswaldo) pede, que é uma marcação em alto nível o tempo todo. O Carioca é um título muito importante e torcedor quer essa conquista. A competição já começou e temos que buscá-la com todas as nossas forças - avisou Marcelo Mattos.

Com poucas mudanças no elenco em relação ao ano passado, o Botafogo segue até sexta-feira no centro de treinamento da CBV. Até lá vai lutar para se igualar fisicamente com relação aos times de menor expressão, que treinam há dois meses, como acontece com o Resende, adversário da estreia no domingo.

- Precisamos estar preparados para que isso (tropeçar) não aconteça com a gente. No primeiro jogo do campeonato é importante sair na frente - comentou Marcelo Mattos..